Reclamar Adianta: erros podem causar prejuízos

Para evitar esse tipo de transtorno, é importante acompanhar os extratos bancários para conferir se as contas foram devidamente pagas

Por O Dia

Rio - Com os sistemas de débito automático, consumidores não se preocupam com as datas de vencimento das faturas. Em muitos casos, o sistema pode falhar e as contas acabam não sendo pagas. Para evitar esse tipo de transtorno, é importante acompanhar os extratos bancários para conferir se as contas foram devidamente pagas. A falha no débito automático pode partir tanto do banco, quanto da empresa que fornece o serviço. No caso do banco, pode acontecer de o valor não ser debitado, mesmo que o cliente tenha saldo na conta. Já por parte das empresas, a falha acontece quando não há o envio da ordem de débito. Para cancelar o serviço de débito automático, o consumidor deve procurar o canal com o qual efetuou o contrato de adesão. Se o contrato foi firmado com o banco, é a ele que o consumidor deverá se dirigir na hora de efetuar o cancelamento. 

"A restrição ao crédito impacta sensivelmente o comércio%2C pois as pessoas tendem a reduzir o consumo" - Roque Pellizzaro Júnior%2C presidente do SPC BrasilDivulgação

COBRANÇA ADICIONAL

Foram incluídos na minha fatura, serviços que não contratei. Liguei para o serviço de atendimento ao consumidor e pedi a exclusão, mas os serviços adicionais não foram excluídos. Creilza Gonçalves dos Santos - Itaúna, SG 

A empresa Oi informa que, conforme solicitação de troca de plano Oi fixo pelo consumidor, realizou a instalação do plano fale ilimitado local ao valor de R$19,90. Cliente está ciente que receberá faturamento proporcional no mês de setembro de 2017. Assessoria de Imprensa Oi 

PERTURBAÇÃO

Há dias recebo do banco Santander, ligações oferecendo produtos . Estão ligando até para meus familiares. Solicito que vocês entrem em contato com a empresa pedindo a retirada imediata e definitiva do meu telefone do cadastro a fim de que cessem essas ligações inconvenientes. Pérola Bernardes, Maricá

O Banco Santander esclarece que já adotou todas as medidas necessárias para que oferta de produtos e serviços da instituição não sejam realizadas nos telefones informados pela Sra. Pérola Bernardi. Assessoria de Imprensa Santander 

SEM INTERNET

Faz dez dias que estou sem internet em casa. A Oi alega que uma manutenção está sendo feita e, a cada dois dias, adia o prazo para a internet voltar a funcionar. A operadora já marcou a vinda de técnico à minha casa mais de três vezes, mas ele nunca aparece. Elizabete Lourenço , Rocinha 

Entramos em contato com Sra. Elisabete informando que havia um evento em manutenção com previsão para o dia 26/07, mas a cliente nos informou que sua internet estava funcionando. Assessoria de Imprensa Oi 

NOTA FISCAL

Comprei um telefone celular Samsung no Shoptime em 28 de julho, mas a nota fiscal que recebi está sem número. Está escrito apenas com um número de acesso da empresa para a retirada do produto na internet. Só que não consegui, pois a resposta é sempre como número inválido. Djanira Almeida, Flamengo

A empresa Shoptime.com informou que entrou em contato com a cliente Djanira Almeida para esclarecer as dúvidas e solucinou a questão.
Assessoria de Imprensa Shoptime 

DÚVIDAS FREQUENTES

Operações para combater o furto de energia são realizadas com frequência pelas concessionárias. Contudo, o que temos visto com é a aplicação de multas de forma irregular. As empresas lavram um Termo de Ocorrência de Irregularidade, conhecido como TOI, alegando perda energética no medidor. Aplicam uma multa, automaticamente, parcelando o valor nas contas de luz seguintes.

No entanto, a concessionária deve informar a autoridade policial, que deve acompanhá-la ao local onde verificada eventual fraude, e tomar as devidas providências, inclusive sobre lacre do medidor ou retirada para perícia técnica. As empresas devem recuperar os valores de eventuais fraudes, mas o processo deve ser feito de forma correta. 


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