Padre Omar: A missão de ser pai

Exemplo paterno influencia na formação do caráter dos filhos

Por O Dia

Rio - O que há de precioso em nossa vida senão a família? Neste domingo, Dia dos Pais, vamos valorizar o amor e os ensinamentos da figura paterna. Deus nos deixou um grande modelo — São José. Pai adotivo de Jesus, José era temente a Deus, honesto, trabalhador, assumiu suas responsabilidades paternas colocando a sua confiança em Deus.

O exemplo paterno influencia na formação do caráter dos filhos. Os pais não serão julgados pelos bens materiais que proporcionam aos filhos, mas pelo exemplo das suas atitudes e como os orienta. É difícil educar um filho na sociedade atual. Porém, que consolo e recompensa se recebe quando os filhos honram esta herança.

A primeira necessidade, então, é que o pai seja participativo na família. A qualidade educativa da presença paterna se faz mais necessária quanto mais o pai é obrigado pelo trabalho a estar distante de casa. Quando estiverem juntos, mesmo que por cinco minutos, deixem de lado os aparelhos tecnológicos, aproveitem o momento.

O Papa Francisco pediu que o pai seja presença na família. E que seja próximo aos filhos em seu crescimento. Pai presente, sempre. Hoje, queremos pedir a intercessão de São José, como modelo de pai, que abraçou por inteiro as suas responsabilidades, para que abençoe todos os pais e os guie nesta missão!

Últimas de Rio De Janeiro