Niterói inaugura mergulhão que deve desafogar o trânsito na Niterói-Manilha

Obra esperada há décadas por moradores de Niterói levou dez meses para ser concluída e deve melhorar a mobilidade na região

Por O Dia

Rio - Os cerca de cem mil veículos que trafegam pela Niterói Manilha todos os dias devem enfrentar um trânsito menos pesado a partir desta segunda-feira. Neste domingo, o prefeito de Niterói Rodrigo Neves inaugurou o Mergulhão Vereador José Vicente Filho, uma obra esperada há décadas por moradores da região e que promete melhorar muito a mobilidade de moradores de Fonseca, Engenhoca, Barreto e Ilha da Conceição.

O mergulhão situado na Praça Renascença levou dez meses de duração. São 511 metros, dos quais 150 em um trecho subterrâneo. A velocidade máxima no local é de 40km/h e ele ainda conta com moderno sistema de drenagem, iluminação LED e será monitorado 24h pela Ecoponte. A obra gerou mais de 500 postos de trabalho.

Inaugurado mergulhão no centro de NiteróiSandro Vox / Agência O Dia

“Essa obra é esperada há décadas por Niterói. É uma obra da qual a gente fica orgulhoso porque é um resultado de união de esforços e parcerias. Essa é uma marca da nossa gestão busca de resultados, transparência e união de esforços”, disse o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves. A obra foi realizada pela concessionária Ecoponte, como contrapartida pela concessão da Ponte Rio-Niterói, em parceria com a Prefeitura de Niterói.

Para a motorista Damiana Conceição, de 54 anos, a ideia é boa e ela espera que realmente surta efeito. “O fluxo dos ônibus que vêm do Terminal Rodoviário para a Zona Norte ou São Gonçalo é enorme. Se aliviar isso e facilitar a vida de quem no sentido oposto pega a Avenida Jansen de Mello, vai ser uma maravilha”, comemora.

Moreira Franco e Rodrigo Neves inauguram mergulhão em NiteróiSandro Vox / Agência O Dia

Já o funcionário público Iran Martins, de 35 anos, está bem confiante. “Isso vai desafogar. Essa era obra necessária mesmo e não era balela. Há muito tempo esperada. Com o volume de veículos a coisa foi entupindo e foi criando engarramento. Com esse mergulhão eu creio que ficar facilitar muito a vida de todos”, espera.

“Estamos participando na entrega dessa obra (Mergulhão) e hoje estivemos no Barreto, onde se inicia a construção da terceira pista dos dois lados da Niterói-Manilha que vai também melhorar muito a qualidade do serviço e a segurança daquela rodovia, já que por lá passam 100 mil veículos por dia. Creio que essa obra do Mergulhão pela importância que tem, quanto a outra também, elas mostram o acerto da política de concessão, que permite garantir ao usuário uma qualidade de serviço melhor e as agencias, como a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), tem a responsabilidade que acompanhar o cumprimento dos contratos que são assinados com as concessionárias. Essa obra vai melhorar substancialmente a mobilidade, o conforto, a segurança dos niteroienses”, atesta o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Moreira Franco.

Últimas de Rio De Janeiro