Por rodrigo.sampaio

Rio - Morreu neste domingo a baleia jubarte que encalhou na Praia do Sul, em Ilha Grande, na manhã deste sábado. O mamífero foi encontrado por pescadores, que rapidamente acionaram o Corpo de Bombeiros na tentativa de salvar o animal.

Animal foi encontrado por pescadores em ilha Grande neste sábadoReprodução Twitter

Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), uma uma força-tarefa foi montada para o resgate da baleia. Além de especialistas do instituto, pesquisadores do Laboratório Maqua da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e técnicos da reserva da praia auxiliaram os bombeiros nos esforços para manter o mamífero vivo, porém, o animal não resistiu.

De acordo com o Inea, a baleia estava encalhada em uma posição que dificultava os trabalhos de resgate. A área onde o animal encalhou é uma zona de fortes ondas, o que atrapalhou nas tentativas de soltura do mamífero, que também já estava debilitado.

Terceira baleia encalhada

Esta é a terceira baleia que encalha no litoral do Rio nesta semana. Na sexta-feira, uma baleia jubarte encalhou na Baía de Sepetiba, na Zona Oeste da capital fluminense. O animal ainda se encontra em uma área isolada e biólogos trabalham para salvar o mamífero.  

Outra baleia, que estava encalhada na Praia Rasa, em Búzios, foi colada de volta ao mar na última quinta, após grande esforços de especialistas e populares. O animal chegou a ficar mais de 24 horas fora d'água.

Você pode gostar