De cara nova: Bienal é do livro, da tecnologia e da realidade virtual

Espaço Geek & Quadrinhos, com games, simulações é novidade para atrair adeptos de jogos e cultura pop

Por O Dia

Rio - Nem só de livros vive a Bienal. O evento, que começa depois de amanhã e vai até 10 de setembro, vai privilegiar a vivência de narrativas além-texto pelos visitantes — são espaços com jogos, tecnologia e interatividade. A área de expositores de livros diminuiu 8% para dar espaço à programação cultural que, com 360 horas, cresceu 40% em relação à última feira.

No espaço EntreLetras%2C os livros se tornaram estações de brincadeira%2C onde os pequenos leitores vão poder construir as próprias históriasDivulgação

Na Praça do Livro, projeções e música clássica recriam a experiência do Museu da Língua Portuguesa de São Paulo. Já o espaço EntreLetras traz várias estações de brincadeiras para os pequenos montarem suas próprias histórias. No estande da Saraiva, o mote é a interação digital, e tem até uma réplica do trono da série ‘Game of Thrones’. No espaço livro digital patrocinado pela rede tem sessões pipoca de audiolivro e saraus. E na Amazon, autores vão discutir métodos de autopublicação e de divulgação na internet.

“Deixamos de ser apenas uma feira de livros. O livro está em diversas plataformas: no iPad, na série de TV, no YouTube. A Bienal virou uma cidade cultural com entretenimento há algumas edições”, resume a gerente de negócios do evento, Ana Peret.

Este ano estreia o espaço Geek & Quadrinhos, com realidade virtual, games e jogos de tabuleiro, simulação de luta de espadas e apresentações de cosplay. O objetivo é abraçar os amantes de tecnologia, jogos e cultura pop, que em outras edições da feira de literatura já vinham abocanhando representatividade na programação cultural e na oferta de produtos.

Curador do espaço, o autor de fantasia Affonso Solano enxerga a novidade da Bienal como a legitimação de um público-chave de consumidores. Ele também espera combater a estigmatização que ainda é reservada aos geeks. “Queremos atrair tanto o fã como a pessoa que não conhece”, diz Solano.

Os veteranos Maurício de Souza e Ziraldo dividem espaço com famosos de outras áreas%2C como as estrelas teen Maisa Silva e Larissa ManoelaDivulgação

Os autores são youtubers, apresentadores de podcasts, desenhistas de quadrinhos da Marvel e até cosplayers profissionais. São nomes como o desenhista Will Conrad, o humorista Fernando Caruso e a youtuber Carol Moreira. Já as oficinas de quadrinhos e poções, pintura facial e quiz sobre Star Wars devem divertir os pequenos no ‘Mundinho Geek’.

A programação quer aproximar os visitantes e convidados, em bate-papo informal. “Nosso objetivo é fazer com que o público interaja, uma diversão sem compromisso”, disse Affonso. 

BRT facilita o acesso nesta edição

Se em meio às obras de preparação para a Olimpíada de 2016 a última edição da Bienal recebeu 670 mil pessoas, o acesso mais fácil por transporte público pode ajudar a bater a marca de público da feira. Em 2015, o trajeto entre o Centro e o Riocentro podia levar três horas. “Esperamos que o público cresça, temos o BRT pronto e testado. O acesso será muito mais fácil”, garante a gerente de negócios do evento, Ana Peret.

Para quem vai de metrô, é preciso saltar na estação Jardim Oceânico e pegar a saída ‘C’. De lá, basta pegar o BRT e sair na estação Olof Palme, perto do Pavilhão 4, ou Riocentro, mais próximo ao Pavilhão 2. No primeiro dia, quinta-feira, o horário é das 13h às 22h. Já em fins de semana e no feriado, o funcionamento é de 10h às 22h.

Os ingressos custam R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia). Professores, autores, profissionais do livro e crianças com menos de 1 metro de altura não pagam. Venda pelo site www.bienaldolivro.com.br

ESTRELAS NA GRANDE FESTA LITERÁRIA

ZIRALDO
O autor de ‘O Menino Maluquinho’ participa do Encontro com Autores na sexta, às 11h.

DELTAN DALLAGNOL
O procurador da Lava-Jato no Rio estará no Café Literário. Sábado, às 19h30.

MAISA SILVA
A estrela mirim já é autora de dois livros e vai falar sobre sua vida no sábado. Às 12h, na Arena #SemFiltro.

HELIO DE LA PEÑA
O humorista e a integrante do Dream Team do Passinho Lellêzinha discutem o filme Correndo Atrás, no domingo, às 19h, na Arena #SemFiltro.

MARTINHO DA VILA
O cantor fala de sua experiência de vida no domingo, às 18h30, no Café Literário.

BIBI PERIGOSA
Fabiana Escobar relança a biografia que inspirou a personagem de Juliana Paes na novela ‘A Força do Querer’. Domingo, às 14h, no estande Novo Século Grupo Editorial.

MAURÍCIO DE SOUZA
O pai da Mônica estará em vários eventos na Bienal. No domingo, ele participa do Encontro com Autores, às 17h.

TICO SANTA CRUZ
O detonauta discute ideologia com Marcelo Yuka na segunda, às 17h, na Arena #SemFiltro.

LARISSA MANOELA
A cantora e atriz mirim conversa com Thalita Rebouças na terça, às 12h, na Arena #SemFiltro.

KÉFERA
A youtuber deve repetir a comoção gerada na última edição da Bienal. Dia 7 de setembro, às 12h, na Arena #SemFiltro.

MARINA RUY BARBOSA
A ruiva vai lançar o livro #Inspirações. No dia 10 de setembro, às 18h, na Arena #SemFiltro.

Últimas de Rio De Janeiro