Estado do Rio ganhou 82 mil habitantes em um ano

Estimativa do IBGE mostra que a população do país é de 207,6 milhões

Por O Dia

Rio - A população brasileira chegou aos 207,6 milhões, um aumento de 1,5 milhão de pessoas desde o ano passado, segundo estimativas divulgadas ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No estado, o número de habitantes subiu em 82 mil — na Região Sudeste, o Rio de Janeiro é o terceiro estado mais populoso, atrás de São Paulo e Minas Gerais, com 16,7 milhões de pessoas. A capital continua a ser a segunda cidade com mais gente no Brasil: são 6,5 milhões de habitantes, um crescimento de 0,33% em relação a 2016.

No Estado do Rio%2C 14 cidades tiveram redução de habitantes. A capital foi uma das que cresceramTomaz Silva/Agência Brasil

Quase um quarto dos municípios brasileiros apresentou queda populacional. No Rio, 14 cidades, incluindo São João de Meriti, viram seu número de habitantes encolher. Segundo a pesquisadora do IBGE Izabel Marri, esta é uma tendência observada em municípios pequenos de todo o país. “A população em cidades com menor dinamismo econômico tende a se movimentar em direção a regiões com maior dinamismo e oferta de serviços e recursos”, explicou.

As cidades que mais cresceram no estado foram Rio das Ostras (3,29%) e Maricá (2,09%). As cidades de maior população — Rio de Janeiro, São Gonçalo e Duque de Caxias — não costumam apresentar um grande aumento no número de habitantes. “São as áreas do entorno que mais crescem. Quanto mais cheia uma capital, mais caro é morar lá”, disse Izabel. As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios. Elas são calculadas todos os anos seguindo tendências demográficas.

Últimas de Rio De Janeiro