Por thiago.antunes

Rio - Paralelamente ao Rock in Rio, a cidade vai receber o Festival Cultura.RJ, com realiza√ß√£o da Secretaria de Estado de Cultura. Ser√£o promovidos eventos de 30 institui√ß√Ķes culturais no Centro Hist√≥rico do Rio, entre os dias 15 e 24 de setembro.

Al√©m dos cariocas, a organiza√ß√£o espera receber muitos turistas que estar√£o na cidade - o p√ļblico previsto para o Rock in Rio √© de at√© 120 mil pessoas por dia de evento, e 60% dos ingressos foram vendidos para compradores de fora do Rio.

A Secretaria de Estado de Cultura vai disponibilizar, online, um passaporte aos participantes do Festival Cultura.RJ. Participantes que conseguirem 10 carimbos nos espaços participantes concorrerão a 100 kits após o Festival.

Os eventos acontecer√£o em museus, salas de teatro, casas de shows e tamb√©m ao ar livre, dentre exposi√ß√Ķes, shows, festas, concertos, saraus e at√© mesmo passeios guiados pelo Centro da cidade. Boa parte da programa√ß√£o √© gratuita ou conta com ingressos a pre√ßos populares.

A programação completa do evento está disponível no site cultura.rj.gov.br/festivalcultura.rj

Programe-se

- Strawberry Tours

Passeio guiado (em portugu√™s) pelo Centro Hist√≥rico, de 15 a 24/09 das 10 √†s 13h. O ponto de encontro √© na sa√≠da A do metr√ī Uruguaiana. Gratuito, com contribui√ß√£o opcional.

Guia (em portugu√™s) pela noite da Lapa, dias 16, 21 e 23/09, das 20h √†s 23h, partindo da sa√≠da A do metr√ī Cinel√Ęndia. Gratuito, com contribui√ß√£o opcional.

- F√°brica Bhering

Promove a SOMA, mostra de arte contempor√Ęnea. Artistas com exposi√ß√Ķes de obras, instala√ß√Ķes e performances ocupar√£o os seis andares da f√°brica, de 15 a 17 de setembro, das 9h √†s 20h. Entrada gratuita.

- Escola Villa-Lobos

Oficina gratuita de percussão de escolas de samba, com Mestre Riko. Segundas, quartas e quintas-feiras, de 18 a 23/09, no Auditório Guerra Peixe.

Cortejo musical pela Rua da Carioca. 21/09, √†s 13h. Saindo da Escola de M√ļsica Villa-Lobos, at√© o Teatro Jo√£o Caetano. Gratuito.

- Casa da Tia Ciata

Roda de Samba da Cabaça, dia 15/9, no Centro de ARtes Calouste Gulbenkian. Entrada gratuita.

Visitação à Casa da Tia Ciata para manter viva a memória da matriarca do samba. 19, 21 e 22 de setembro, das 14h às 17h. Entrada gratuita.

- Teatro Jo√£o Caetano

S√©rie "M√ļsica do Meio-Dia", com shows entre 12h e 15h na escadaria do teatro. Gratuito (contribui√ß√£o opcional para os m√ļsicos).

Concerto "Favela", da Camerata Jovem da Associa√ß√£o Social pela M√ļsica do Brasil. Conta hist√≥rias de moradores comuns de uma comunidade? dois jovens primos fazem escolhas diferentes na vida - um entra para faculdade de engenharia e outro para o tr√°fico local. Sextas e s√°bados durante todo o Festival, √†s 19h30, e domingos, √†s 18h. Entradas a R$15 (meia-entrada).

- Theatro Municipal do RJ

Haverá uma série de concertos na Sala Mário Tavares. De 18 a 22 de setembro, às 18h. Ingressos a peços populares serão vendidos a R$ 10. A programação completa será divulgada no site do Theatro.

Você pode gostar