Rio - Um adolescente de 17 anos, que tinha mandado de busca e apreensão, foi apreendido, na quarta-feira, na orla de Copacabana. O menor foi flagrado por guardas, que monitoram as câmeras de segurança da orla, atacando uma pessoa que caminhava no calçadão da Avenida Atlântica, próximo à Rua Sá Ferreira.

Após o flagrante, equipe do Grupamento Especial de Praia (GEP) que atuava na orla foi acionada e conseguiu detê-lo e o conduziu para a Delegacia Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT), onde foi constatado o mandado. O adolescente já tinha duas passagens por atos infracionais análogos a roubo e tráfico de drogas. A tentativa de furto também foi registrada.
No mesmo dia, guardas do GEP conduziram dois engraxates para a DEAT, também flagrados pelo Núcleo de Videopatrulhamento na orla de Copacabana. Um deles estava com 13 sachês de mostarda no bolso e teve o material apreendido. Como não havia nenhum mandado em nome deles, os engraxates foram liberados. O material ficou retido na delegacia.
O GEP têm coibido este tipo de ação na orla. O grupo, conhecido como gangue da mostarda, se mistura entre engraxates e costuma sujar os calçados das vítimas, a maioria turistas, para depois se oferecer para fazer a limpeza. Eles chegam a cobrar até R$ 100 para limpar os calçados. Em caso de recusa, furtam as vítimas.

Além de coibir pequenos delitos, o GEP também realizou ações de ordenamento urbano e fiscalização das posturas municipais. Na quarta-feira, 29 cães foram retirados da areia das praias das zonas Sul e Oeste e uma faca foi apreendida com uma pessoa em situação de rua. Na orla da Zona Oeste, os guardas aplicaram 73 multas para diversos flagrantes de irregularidades de trânsito.