Adolescente é apreendido após roubar no calçadão de Copacabana

Engraxates com sachês de mostarda também foram encaminhados para delegacia

Por O Dia

Rio - Um adolescente de 17 anos, que tinha mandado de busca e apreensão, foi apreendido, na quarta-feira, na orla de Copacabana. O menor foi flagrado por guardas, que monitoram as câmeras de segurança da orla, atacando uma pessoa que caminhava no calçadão da Avenida Atlântica, próximo à Rua Sá Ferreira. 

Menor foi flagrado roubando em calçadão de CopacabanaDivulgação

Após o flagrante, equipe do Grupamento Especial de Praia (GEP) que atuava na orla foi acionada e conseguiu detê-lo e o conduziu para a Delegacia Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT), onde foi constatado o mandado. O adolescente já tinha duas passagens por atos infracionais análogos a roubo e tráfico de drogas. A tentativa de furto também foi registrada.

No mesmo dia, guardas do GEP conduziram dois engraxates para a DEAT, também flagrados pelo Núcleo de Videopatrulhamento na orla de Copacabana. Um deles estava com 13 sachês de mostarda no bolso e teve o material apreendido. Como não havia nenhum mandado em nome deles, os engraxates foram liberados. O material ficou retido na delegacia. 

O GEP têm coibido este tipo de ação na orla. O grupo, conhecido como gangue da mostarda, se mistura entre engraxates e costuma sujar os calçados das vítimas, a maioria turistas, para depois se oferecer para fazer a limpeza. Eles chegam a cobrar até R$ 100 para limpar os calçados. Em caso de recusa, furtam as vítimas.

Menor foi encaminhado para a delegaciaDivulgação

Além de coibir pequenos delitos, o GEP também realizou ações de ordenamento urbano e fiscalização das posturas municipais. Na quarta-feira, 29 cães foram retirados da areia das praias das zonas Sul e Oeste e uma faca foi apreendida com uma pessoa em situação de rua. Na orla da Zona Oeste, os guardas aplicaram 73 multas para diversos flagrantes de irregularidades de trânsito. 

Últimas de Rio De Janeiro