Parque Radical de Deodoro é reaberto neste domingo

Visitantes curtiram o dia de sol ao lado de família e amigos. Local será aberto apenas aos domingos

Por O Dia

Rio - O primeiro domingo depois da cerimônia oficial de reabertura do Parque Radical de Deodoro foi de festa para a população do Rio de Janeiro. Ao todo, mais de três mil pessoas aproveitaram o dia de sol com as famílias no equipamento olímpico que foi reinaugurado na última quinta-feira, pelo Prefeito Marcelo Crivella e pela subsecretária de Esportes e Lazer, Patricia Amorim.

Visitantes do Parque Radical curtiram reabertura de espaço com familiares e amigosDivulgação Prefeitura do Rio de Janeiro

Primeira pessoa a entrar no parque, a guia turística Kátia Luzia Araújo, de 60 anos, entrou com um vestido feito em homenagem ao espaço. Ela diz ter um sonho de montar um programa de visitação ao Radical e já está planejando sua festa de aniversário de 61 anos, em novembro. 

“Isso aqui tá muito lindo. Até parece que moramos na Zona Sul e não em Ricardo", disse ela, que é moradora do Parque Santa Edwiges, em Ricardo de Albuquerque.

De acordo com a Prefeitura, neste primeiro momento, o parque vai abrir ao público somente aos domingos, de 9h às 16h. Durante a semana, o local poderá ser usado para o treinamento de atletas de BMX e canoagem. No verão, o Parque Radical deverá abrir de quarta a domingo.

Principal atração, o lago artificial possui três níveis de profundidade. O espaço conta ainda com áreas de descanso, chuveiros, piso antiderrapante e antitérmico, espreguiçadeiras, mesas, cadeiras, ombrelones e banheiros químicos.

Moradora de comunidade localizada no entorno do Parque, Marília Miranda Santos, de 31 anos, aproveitou o espaço com os filhos e vizinhos: “A reabertura do Parque Radical é um presente para os moradores da região que não tem nenhuma área de lazer para as crianças. A gente pode vir a pé e não precisa gastar dinheiro com passagem. Super aprovado”, avaliou. 

O parque

O Parque Radical, em Deodoro, Zona Oeste da cidade, foi um dos principais locais de competição nos Jogos Olímpicos de 2016, com 500 mil metros quadrados de área livre a céu aberto. O parque é a segunda maior área de lazer para a população do Rio, atrás apenas do Parque do Flamengo.

A estrutura inclui também áreas para crianças, locais de venda de bebidas e lanches. A segurança dos frequentadores do parque é garantida por guarda-vidas em toda a extensão do lago, guardas municipais com o apoio da Polícia Militar, e UTI Móvel. A Comlurb realiza o serviço de limpeza.

Últimas de Rio De Janeiro