Shopping Uptown realiza a primeira edição do Mercado Cervejeiro

Evento gratuito estreia nesta sexta e vai até domingo. Festival abre calendários de eventos do tipo no Rio

Por O Dia

Rio - O Shopping Uptown, na Barra da Tijuca, realiza nos próximos dias 6, 7 e 8 de outubro a primeira edição do "Mercado Cervejeiro", que reunirá ao cerca de 30 expositores de cervejas especiais e gastronomia. Abrindo a temporada de eventos do segmento na cidade, o festival irá promover bate-papos e palestras com sommeliers e mestres cervejeiros em um espaço gastronômico de de dois andares que conta com 6,5 mil metros quadrados.

Público poderá desfrutar de diversas opções no Mercado CervejeiroDivulgação

"Este ano já realizamos eventos de gastronomia e vinhos aqui no Uptown. Agora, com as temperaturas subindo, é a vez de unir cervejas especiais e a gastronomia do Mercado de Produtores com bate-papos de entendedores do assunto e muita música. Um dos nossos objetivos é a divulgação dessa rota turística que temos aqui na Barra da Tijuca", diz Luana Reis, gerente de marketing do shopping.

Entre as atrações, está a A Tio Ruy Beer House, cervejaria que inaugurou em junho deste ano um bar com 12 torneiras de chopes artesanais do país. A atividade vai ao encontro da proposta da marca criada pelo jovem casal de empreendedores Marcela e Eduardo Pontes: até o fim deste ano, reunir em um único lugar a produção, degustação e estudos de cerveja, criando um verdadeiro polo de fomentação à cultura cervejeira artesanal.

Bate-papos

Na sexta-feira, a conversa começa às 19h30 com o tema “Participação das mulheres no mercado cervejeiro”. Entre as sommeliers convidadas estão Marcela Oberlaender (sócia da Tio Ruy e membro do grupo feminino Sobrinhas de Hilda), Ana Claudia (cervejeira caseira e membro do grupo feminino Sobrinhas de Hilda), Fernanda de Freitas (integrante do grupo ELA - Empoderar, Libertar e Agir), Francesca Sanci (da cervejaria O Motim e coordenadora do curso Science of Beer) e Vera Rodrigues (engenheira química sócia da cervejaria Búzios, responsável por toda a operação da cervejaria). Elas vão contar desde a história da imersão da mulher no mundo da cerveja até as vivências e experiências no dia a dia.

No sábado, o bate-papo fica por conta da Cervejaria Noi, às 17h. Domingo, 8, é a vez do conceituado sommelier de cerveja Gustavo Renha subir ao palco para falar sobre o segmento.

Estandes

Outras participações confirmadas são as estandes do Choppempé, Gastrobike e Piratas Beer. O Choppempé levará para a Barra uma versão do tradicional sanduíche de mortadela que ganhou fama em terras paulistanas na década de 1930, no Mercado Municipal de São Paulo.

A Tio Ruy House Beer será uma das atrações do Mercado CervejeiroDivulgação

Com 300 gramas do embutido em um pão francês e muito queijo, o sanduíche já é sucesso no Mercado de Produtores. A Gastrobike marca presença com sanduíches e hambúrgueres artesanais, espetinhos e batata frita no cone, lanchinhos perfeitos para harmonizar com diversos rótulos. E o Piratas Beer, estande dentro do Mercado de Produtores, participa em parceria com a premiada cervejaria Noi, com uma variedade de chopps, cervejas e petiscos.

Shows

Para animar a festa, no dia 6, o Mercado Cervejeiro traz para o palco do evento a banda Devir, que fez sucesso na edição de 2015 do programa SuperStar, com sua mistura de reggae.

No sábado, dia 7, às 20h, é a vez do Camacho Trio subir ao palco. Formado pelo músico Eduardo Camacho, o baterista Rafael Marcolino e o baixista Cristiano Reis, o grupo apresentará um repertório com a sonoridade empoeirada da country music, rock’n roll e blues.

A programação encerra com a apresentação do intérprete Thiago Messer, que traz versões de clássicos da MPB e do pop rock nacional e internacional.

Serviço

Endereço: Avenida Ayrton Senna, 5.500, Barra da Tijuca - RJ

Local: Entre os blocos 10 e 12

Datas: 6, 7 e 8 de outubro

Horários: sexta-feira (6/10), das 15h às 22h; sábado (7/10), das 13h às 22h; e domingo (8/10), das 13h às 20h. 

O Uptown oferece das 8h50 às 21h10 transporte gratuito para clientes, com parada nos principais condomínios da região. 

Últimas de Rio De Janeiro