Baleia morta é retirada da Praia de Ipanema

Carcaça foi encontrada entre os postos 8 e 9 nesta quarta-feira. Bombeiros, Comlurb, Inea e Capitania dos Portos estiveram no local

Por O Dia

Rio - A carcaça de uma baleia jubarte foi retirada, na madrugada desta quinta-feira, entre os postos 8 e 9 da Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio. Equipes do Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Comlurb e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) participaram da retirada do animal morto desde o início da manhã desta quarta.

Baleia foi encontrada morta em Ipanema nesta quarta-feiraSeverino Silva / Agência O Dia

O mamífero adulto estava longe da faixa de areia, mas foi se aproximando da arrebentação por conta da correnteza. A baleia foi avistada por banhistas por volta das 6h, que acionaram as autoridades. Ainda não se sabe a causa da morte do mamífero, que morreu há mais ou menos uma semana e está em estado de decomposição. Segundo o Inea, a retirada do animal por mar poderia causar transtornos para as embarcações.

Carcaça de baleia foi retirada da Praia de Ipanema Reprodução TV Globo

Foram utilizados um guindaste, três escavadeiras, uma pá carrecadeira e uma carreta. Depois, mais de 15 garis fizeram a retirada de possíveis resíduos do animal, deixados na praia. Os restos mortais da baleia foram levados para o Centro de Tratamentos de Resíduos (CTRio-Rio), em Seropédica, onde será enterrado. Posteriormente, seus ossos serão doados para uma instituição de ensino que estuda animais marinhos.

No momento da retirada do animal, a pista perto da orla da Avenida Vieira Souto, no sentido Copacabana, precisou ser interditada na altura da Avenida Delfim Moreira. A via foi reaberta às 1h07 desta quinta.

Últimas de Rio De Janeiro