Reclamar Adianta: envelope vazio ainda faz vítimas

A prática já é antiga, porém cada vez mais pessoas têm sido enganadas pelo golpe do falso depósito

Por O Dia

Rio - Imagine a seguinte situação: um depósito de R$ 3.800 é feito em sua conta. Após algumas horas, ligam para você dizendo que o valor foi depositado na conta errada e se você poderia estornar. Você olha o extrato e o valor consta lá. Você liga para o gerente da sua conta que diz: "Não estorna nada! Isso é golpe!!" A prática já é antiga, porém cada vez mais pessoas têm sido enganadas pelo golpe do falso depósito.

O golpista realiza um depósito no caixa eletrônico sem colocar dinheiro ou cheque no envelope, inserindo-o vazio. Assim, ele consegue obter um comprovante de depósito. O que muitos não sabem é que as agências bancárias têm 24h para verificação dos envelopes. Quando confirmados que estão vazios, o valor é naturalmente anulado de sua conta. Por isso, não se precipite se receber um telefonema ou a visita de alguém reclamando que fez depósito errado na sua conta.

'Em arrependimento nas compras online há 7 dias para cancelar e devolver o produto com reembolso', diz Cristiano Sobral, especialista em Direito do Consumidor do CERS Cursos OnlineDivulgação

Valor diferente

Fiz a compra do combo NET e a atendente me passou o valor de R$ 159,90, fiz o cadastro para débito automático. Para minha surpresa no dia 09 de novembro recebi por e-mail o comprovante de compra, onde o valor está divergente em R$ 25 a mais e internet promocional durante 12 meses. Essa situação me trouxe muitos transtornos. Carlos Roberto, Jacarepaguá

Em atenção à mensagem do Sr. Carlos Sampaio, a NET informa que, em contato com o cliente, acertou os valores. Permanece à disposição para esclarecimentos. Assessoria de Imprensa NET

Liga e desliga

Comprei uma SmartTV Samsung em 2012, com sacrifício. Por ironia, em maio deste ano, a TV passou a desligar e ligar sozinha. Há vários consumidores com o problema. Uma página no Facebook tem mais de 7 mil participantes: 'Samsung TV desliga e liga sozinha'. Cláudia T. Figueiredo, Centro

A Samsung entrou em contato com a consumidora e a orientou a levar o produto à autorizada. A consumidora foi informada que devido ao término da garantia do produto, o reparo será feito mediante aprovação de orçamento. Assessoria de Imprensa Samsung

Ar condicionado

Comprei um ar condicionado Springer em 07/11. Fiz a instalação e ao ligar o aparelho na tomada ele fez um ruído e começou a funcionar, mas quando tentei desligar o aparelho não consegui nem pelo controle e nem pelo painel. Sérgio Luís, Santa Teresa

O Serviço de Atendimento ao Consumidor realizou visita técnica em 13 de novembro de 2017 e não verificou defeito no aparelho. Sendo assim, os técnicos passaram ao consumidor instruções de como usar o produto. Assessoria de Imprensa Midea do Brasil

Cobrança indevida

No dia 12/04/2017 às 11:23 liguei para o atendimento da OI para cancelar um serviço e desde então a cobrança vem ocorrendo normalmente. A cobrança vem sendo feita em débito automático normalmente sem eu utilizar o serviço. Everaldino Evangelista, Moneró

A Oi entrou em contato com o cliente Sr. Everaldino em 21/11, informou que foi feito o cancelamento como ele solicitou e que referente aos valores cobrados indevidamente, foi gerada a devolução em conta futura, conforme acordado com ele. Assessoria de Imprensa Oi

Dúvidas frequentes - Ligia Orlandini, gerente de produto de lâmpadas LED da LEDVANCE

Desde que entrou em vigor, em janeiro de 2015, a bandeira tarifária já fez com que os brasileiros pagassem R$ 20 bilhões a mais em suas contas de luz, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em outubro, o governo anunciou o uso da bandeira vermelha, o que indica que taxas maiores podem ser cobradas. Para não comprometer o orçamento familiar, é preciso mudar hábitos e fazer um consumo mais consciente. Um ótimo exemplo são as lâmpadas LED, até 90% mais econômicas que as incandescentes e até 30% mais econômicas que as fluorescentes.

Com o uso de apenas 8W de potência com a tecnologia LED, é possível deixar um ambiente iluminado com a mesma intensidade que uma lâmpada incandescente de 60W ou fluorescente de 15W. Os produtos LED têm, em média, vida útil de 25 mil horas. Se forem usadas o dia todo, só precisariam ser trocadas após 2 anos e 10 meses. Enquanto isso, as lâmpadas incandescentes têm vida útil de mil horas e as fluorescentes compactas, de 8 mil horas. É preciso verificar se foram produzidas por empresas que respeitam os padrões de qualidade.

 

 

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