Rio - O motorista de um caminhão e sua esposa que o acompanhava ficaram reféns por mais de duas horas de bandidos dentro da Favela Kelson's, na Penha, Zona Norte do Rio, na manhã desta terça-feira. Os dois foram levados para dentro da favela com o veículo que transportava uma carga de filé de frango e depois resgatados pela Polícia Militar sem ferimentos. Eles, que são de Santa Catarina, sempre vivem a tensão e medo dos roubos antes de cada viagem para o Rio.
"Não conseguia olhar para o relógio de tão nervoso, perdi a noção do tempo. Pediram para a gente ficar calmo, não mexeram comigo nem com a minha esposa. Sempre quando desço a Serra do Rio já fico nervoso, esse medo já existe há três anos", desabafou o caminhoneiro Alair Fernandes de Oliveira, de 49 anos, 10 deles nas estradas.
Alair contou que passava pelo viaduto da Penha, por volta das 6h, quando foi interceptado por um veículo branco com quatro homens. Um quinto criminoso invadiu pela janela o caminhão onde o motorista estava com a esposa Eliane Aparecida da Silva, 39 anos, e ordenou que seguissem o carro, parando somente dentro da Kelson's.
A carga de filé de frango é avaliada em aproximadamente R$ 100 mil e pelo menos R$ 20 mil do produto foi levado. O casal ficou refém dos criminosos de 6h15 até 8h30 dentro da favela. Enquanto um vigiava, um grupo saqueava o caminhão.
Policiais do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) teriam percebido a ação suspeita e iniciaram uma perseguição. Uma moto que geralmente acompanha o caminhão caso por algum motivo ele mude a rota também avisou do roubo o BPVE.
PMs do 16º BPM iniciaram uma operação para realizar o resgate das vítimas dentro da favela. Após entrarem na Kelson's e montarem um perímetro de segurança, o motorista e a esposa foram resgatados ilesos e não houve confronto com os criminosos. Quatro viaturas e um blindado participaram da ação.
Os policiais fazem buscas na região atrás dos responsáveis pelo roubo. As vítimas e o caminhão foram encaminhados para a Cidade da Polícia, onde o caso foi registrado. Eles prestaram depoimento e viram imagens de criminosos no banco de dados da polícia, mas não reconheceram nenhum deles como os que haviam participado do sequestro e roubo.
Policiais do 16º BPM também já haviam recuperado nesta terça-feira uma outra carga roubada, esta no Jardim América. O material transportado foi encontrado intacto. O motorista e seus ajudantes escaparam ilesos, mas ninguém foi preso.
Com reportagem da estagiária Bruna Motta, sob supervisão de Adriano Araujo