Informe: Pedro Fernandes tenta desvincular imagem do governo estadual

Secretário lançou candidatura e começou a juntar desafetos. Fontes ligadas a Jorge Picciani afirmam que o poderoso chefe do Poder Legislativo ficou decepcionado depois de tudo que fez pelo rapaz

Por O Dia

Rio - Enquanto tenta desvincular sua imagem do governo estadual, o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio, Pedro Fernandes, que lançou a sua candidatura a governador semana passada, já começou a juntar desafetos.

Fontes ligadas a Jorge Picciani afirmam que o poderoso chefe do Poder Legislativo ficou decepcionado depois de tudo que fez pelo rapaz, como ter dado as presidências das mais importantes comissões da Alerj: a de Obras e a de Orçamento e Finanças. No PMDB, ele também está sendo visto como ingrato por ter deixado o cargo depois de assumir como supersecretário, com a fusão das secretarias de Assistência Social e Ciência e Tecnologia.

Irritação

O pessoal do PMDB também não entendeu como o colega de partido conseguiu o comando da Fundação Leão XIII, considerada uma verdadeira máquina de assistencialismo nas comunidades carentes, e abriu mão do presentão. Além disso, lançou a candidatura para o estado justo no momento em que o partido precisa de legenda para deputado.

Risos

Já Pedro Fernandes rebate. "Não tenho essa aproximação com Picciani. Nunca tive. E não devo nada a ninguém", comentou o pré-candidato, que diz estar montando o programa de governo e pretende escolher o partido a partir de fevereiro de 2018.

Denúncia

O Órgão Especial do TJ aceitou a denúncia do Ministério Público (MP) e dará prosseguimento ao processo contra o secretário estadual da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Christino Áureo, a ex-mulher, Cláudia Cataldi Padroni Áureo, e uma funcionária que trabalhava para o casal, Carla da Silva Santos. O secretário é acusado de contratar três funcionários fantasmas quando ocupava a Secretaria Estadual de Agricultura.

Arquivamento

Procurado pelo Informe, Áureo afirmou que recebeu com tranquilidade a decisão do órgão. "Já foi arquivada uma ação de improbidade sobre os mesmos fatos, por absoluta falta de provas. Por isso, estou muito tranquilo, pois assim como a ação foi arquivada, o prosseguimento dessa denúncia também será. Tenho mais de 20 anos de vida pública. Sei da minha inocência", afirmou o secretário.

Absolutismo

Ontem, durante o julgamento no TJ que suspendeu o aumento do IPTU do Rio, o desembargador do Órgão Especial Gabriel Zéfiro citou o rei Luiz XIV, que perseguia os protestantes e aumentou os impostos num momento de crise, revoltando o povo francês. Qualquer semelhança é mera coincidência.

Bazar

A primeira-dama do Rio, Sylvia Jane Crivella, promove hoje a 1ª edição do Bazar de Natal 'Transformando Meu Quadrado', em benefício do Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto. A unidade é referência em atendimento clínico-cirúrgico de crianças e adolescentes e também especializada em correção de fissuras labiopalatais.

Alimento não perecível

O bazar acontece das 12h às 21h, no Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen, na Barra. O evento vai contar com desfile de moda, palestras e show do cantor Alex Cohen. Para participar, basta doar 1 kg de alimento não perecível.

Últimas de Rio De Janeiro