Defesa Civil faz simulação de resposta a temporais

Exercício contou ainda com acionamento de 165 sirenes em 103 comunidades cariocas com riscos de deslizamento

Por O Dia

Rio - A Subsecretaria de Defesa Civil, integrada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), realizou nesta quarta-feira, no Centro de Operações Rio (COR), mais uma simulação de resposta às chuvas de verão, estação que começa nesta quinta-feira. O exercício testou a comunicação entre o órgão e as lideranças comunitárias e representantes de associações de moradores, além do acionamento remoto das 165 sirenes da Prefeitura instaladas em 103 comunidades com alto risco de deslizamento.

Defesa Civil faz simulação de resposta a temporaisDivulgação

Segundo a pasta, após o treinamento constatou-se que 99% das sirenes funcionaram perfeitamente. Apenas dois equipamentos apresentaram falhas de conexão. Nessa situação, em casos reais, um representante da comunidade treinado pela Defesa Civil pode efetuar o acionamento manual do equipamento. "Esse tipo de simulado é muito importante para testarmos a eficácia do nosso sistema de alerta e para que as pessoas entendam de que forma devem agir em situação de risco provocada por chuvas fortes. O protocolo de atuação contou com envio de mensagens de texto (via SMS), acionamento das sirenes e posterior contato telefônico com as lideranças comunitárias", contou o superintendente operacional da Defesa Civil do Rio, tenente-coronel Rodrigo Bissoli. 

Ao todo, foram realizados mais de 300 contatos com lideranças comunitárias, e representantes de associações cadastradas e de pontos de apoio (como igrejas, escolas e outros locais fora das áreas de risco para onde a população é mobilizada).


Últimas de Rio De Janeiro