Bráulio Bessa escolhe poema para os leitores do DIA

Cordelista conquistou o Brasil e viralizou vídeo na antevéspera de Nata

Por O Dia

Bráulio Bessa%2C poeta nordestino.Divulgação

Rio - A voz e os versos de um cordelista nordestino tem iluminado os corações dos brasileiros nesse período de trevas. Nascido em Alto Santo, interior do Ceará, Bráulio Bessa conquistou visibilidade nacional ao ganhar um quadro fixo no ‘Encontro com Fátima Bernardes’, às sextas-feiras: o ‘Poesia com Rapadura’ (mesmo nome de seu livro). “Nosso povo nunca perdeu a esperança. Apesar de viver tempos muito difíceis, acredito que quanto maior o peso que se carrega nas costas, mais força o cabra cria nas pernas pra seguir a caminhada. E seguimos!”, afirma o poeta. 

Na tela, onde predomina a exibição das mazelas humanas, Bessa emociona a todos com  eu jeito doce de declamar as poesias, cujos versos nos conduzem a refletir sobre o tempo em que vivemos e nossa relação com as pessoas. “Uma gota de respeito limpa um mar de intolerância. As pessoas precisam se amar, lutar contra essa moda de dizer que o amor é algo abstrato. O amor é concreto e carrega todos os outros bons sentimentos dentro dele. O amor é justo. Parece clichê barato, mas só o amor é capaz de consertar toda essa bagunça”, ensina Bráulio Bessa.

A força do poeta é tanta, que o vídeo com o poema que ele recitou na TV, na sexta, falando sobre o Natal, viralizou sábado nas redes sociais. Porém, muito antes da televisão, Bessa já arrastava uma legião de fãs. Desde 2012, quando criou o site ‘Nação Nordestina’, divulgando a cultura daquela Região sofrida do Brasil, sua página já obteve mais de 100 milhões de visualizações. Sua jornada pela valorização da arte e cultura popular lhe rendeu o epíteto de ‘Embaixador do Nordeste na internet’.

Nessa época do ano, quando o Natal de muitos não terá a mesa tão farta que se sonhara e o ano que se aproxima vem revestido de insegurança e incerteza, o cordelista brinda o leitor do DIA com uma de suas mais belas poesias. ‘Recomece’, aconselha o poeta, indicando o caminho da força, da fé e do amor para que a noite escura que paira sobre o céu brasileiro se transforme em apenas uma lembrança distante.

“Quando o mal for evidente e o amor se ocultar, quando o peito for vazio, quando o abraço faltar...É hora do recomeço. Recomece a AMAR”

Últimas de Rio De Janeiro