Por paola.lucas
Niterói - Pensou que a folia carnavalesca tinha acabado? Nada disso, para fechar a festa de 2016 com chave de ouro, está de volta ao calendário cultural da cidade o Carnamar! No próximo domingo, a partir das 10h, cerca de 100 embarcações vão colorir a praia de Jurujuba. A novidade é que este ano a embarcação mais animada leva um prêmio de R$ 1,5 mil e a mais bem ornamentada ganha a bolada de R$ 3,5 mil.
Os barcos saem de Jurujuba e passam por Charitas%2C São Francisco%2C Icaraí%2C Praia das Flexas%2C até chegar no MAC%2C onde fazem uma parada e retornamBanco de imagens

O evento nasceu há oito anos e, após uma pausa no ano passado, o Carnamar volta com tudo. E vai ter eleição de Musa do bloco, a última foi Raissa Machado, a rainha de bateria da Viradouro, que este ano irá coroar sua sucessora.

Presidente da Neltur, José Haddad diz que, além dos blocos de bairros e dos desfiles do Centro, o evento consolida a cultura do Carnaval na cidade.“Ampliamos a folia por aqui por mais 15 dias”, conta.

Serão dezenas de barcos de pescadores, lanchas e iates particulares em um passeio de duas horas que sai de Jurujuba e carrega os festejos por Charitas, São Francisco, Icaraí, Praia das Flexas, até chegar no MAC, onde fazem uma parada para depois retornar.

Para Haddad, a orla de Niterói precisa mesmo ser mais aproveitada para o turismo e o lazer. A partir desse ano, ele otimiza o Carnamar e o transforma em um produto turístico com possibilidade de venda pelas agências.
Publicidade
Claudio Fera é pescador e participa do evento desde a primeira edição. “Enfeitamos os barcos, fazemos churrasco, é uma alegria só”, diz.
A segurança da festa fica por conta da Guarda Costeira. Três barcos irão acompanhar os festejos durante todo o tempo. Importante lembrar que jet skis estão fora da lista de convidados.
Publicidade
O evento é de graça. Para entrar nesse bloco basta partir de Jurujuba com a sua embarcação e, é claro, muita alegria, bom humor e quem sabe uma indicação à Musa do Carnamar 2016?!
Reportagem de Paola Lucas