Gatos também podem ser adestrados

Nada de xixi fora do lugar ou cortinas arranhadas

Por O Dia

Niterói - Quando se fala em adestramento vem logo a nossa cabeça a clássica imagem de um cachorro sentando, correndo para pegar a bolinha, pulando obstáculos, entre outros comandos dados a ele pelo seu adestrador. Mas, você sabia que os gatos também podem ser adestrados?

Adestramento de felinos pode levar de duas semanas a dois mesesReprodução

Pois é, eu não sabia. E quem contou essa novidade, pelo menos para mim, foi a bióloga Rosangela Oliveira Mendes, de 39 anos, adestradora de gatos da GetNinjas, maior plataforma de contratação de serviços do país. Há dez anos na atividade, ela explica que os felinos são capazes, sim, de obedecer a comandos assim como os cães, mas que, ao contrário deles, essa atividade não é prazerosa para os gatos, por isso ela não recomenda ensiná-los a sentar e deitar, por exemplo.

O adestramento dos felinos, de acordo com Rosangela, é direcionado à questão do territorialismo, à socialização deles em relação a outro gato no mesmo ambiente, ao uso da caixa de areia, onde ele faz suas necessidades, e aos temidos arranhões que eles adoram fazer nos sofás e cortinas. Mas, a adestradora explica que muito do mau comportamento dos felinos é reflexo de como seu tutor o trata. Um dos motivos é a inexperiência dos tutores com felinos, que chegam tratá-los como cães, acredita nisso?

Faz parte ainda da sua lista a falta da higienização correta da caixa de areia, o que pode provocar infecções urinárias, e a introdução de outro gato em seu ambiente sem que o tutor saiba fazer a adaptação. Por isso, ela ressalta que é de extrema importância que o tutor siga à risca as suas instruções e se comprometa com a causa.

O adestramento pode levar de duas semanas a dois meses. Tudo depende do animal e do envolvimento do tutor. Se for necessário, Rosangela volta ao local para conversar com o tutor e avaliar o que está acontecendo.

Para fazer o adestramento, Rosangela visita o ambiente no qual o gato vive, avalia o comportamento dele e dá instruções que incluem exercícios práticos. Os gatos podem ser adestrados a partir de dois meses de idade. Mas se seu felino é mais velho, não tem problema. Rosangela também tem dicas para eles.

Segundo ela, nessa idade é comum os felinos não usarem adequadamente a caixa de areia e fazerem suas necessidades pela casa para demarcar o território.

Segundo Rosângela, os gatos Sem Raça Definida (SRDs) aprendem mais rápido a fazer os números um e dois no lugar certo. Acabo de descobrir porque Chico e Fiapo não me dão problemas nesse quesito.

Últimas de Rio De Janeiro