Um prosa mineira que dá água na boca

Conheça o restaurante mineiro, em Barra de São João

Por O Dia

Niterói - Era pra ser um passeio básico no final das férias, mas eis que se transformou numa experiência do outro mundo - aquele em que você esquece a real -, e foi tudo culpa da Bel, uma amiga que mora em Cabo Frio

Restaurante Prosa MineiraReprodução


Eu já conhecia Barra de São João como um lugar de passagem com uma urbanização bem esquisita à beira da estrada. Do lado direito, uma igrejinha antiga e uma ponte caída me davam a ideia de que em algum tempo passado ali foi um lugar bucólico.

Mas o que eu não sabia era que o Rio São João, que em Barra desemboca no mar, fez da sua margem um lugar lindo, repleto de árvores frondosas, uma relva feita sob encomenda para um piquenique de filme e com deques onde barquinhos ficam ancorados e as pessoas pescam. 

E é lá que está o Prosa Mineira, restaurante do Maurício e da Mara, que vieram lá de Brumadinho para nos oferecer um belo leitão à pururuca e outros petiscos acompanhados de uma boa branquinha ou uma Original super gelada. O Prosa fica entre casinhas antigas bem conservadas e numa paisagem capaz de deixar qualquer mortal bem próximo da plena felicidade. 

Maurício tem 50 anos e só seis anos como profissional da boa comida mas as aventuras culinárias sempre foram o auge dos encontros com os amigos. Acabou largando tudo para mergulhar na feitura de delícias como o lombo recheado com couve, linguiça e queijo, que acompanhamos com água na boca.

Gosta de dizer que “a pressa é inimiga da refeição” e, certamente, quem chega ali pode se perder no tempo proseando com o cozinheiro e comendo torresmo com molho de melado e gengibre e Tutu Bola - bolinho recheado com filé suíno e couve. A partir do próximo mês, já tem passeio de barco rio acima servindo petiscos e outras programações. Confira na fanpage Prosa Mineira e faça um passeio por lá! 

Coluna da Suzana Blass

Últimas de Rio De Janeiro