Polo aquático para os pequenos

Equipe Niterói Polo Aquático oferece aulas gratuitas para crianças no Caio Martins.

Por O Dia

Niterói - Das modalidades de esporte coletivo que existem hoje nas Olimpíadas, o polo aquático foi o primeiro a fazer parte do programa dos Jogos, em Paris, 1900. Por aqui, ele não é tão popular quanto o futebol, por exemplo, mas ao unir a bola à piscina, a atividade vira um prato cheio para a molecada que ingressa no mundo dos esportes. Os 30 alunos de pólo aquático do Caio Martins confirmam.

Desde o início do projeto o número de alunos só aumenta. Atualmente cerca de 30 crianças frequentam as aulas gratuitas duas vezes na semanaAlexandro Auler / Agência O DIA

O clube é o único lugar na cidade que oferece aulas gratuitas da modalidade. Lá os alunos se divertem ao mesmo tempo em que aprendem, explica um dos professores, Diogo Cairo, atleta da equipe Niterói de polo aquático, também a única da cidade. “É um esporte bem completo. Além do fortalecimento muscular e do condicionamento cardiorrespiratório, ele estimula o coletivismo, e para crianças isso é muito importante”, comenta o professor.

Junto ao Diogo, a Patrícia Caballero e o Afonso Brandão comandam as aulas no clube. “Nosso objetivo é popularizar o polo e toda criança que chega para uma aula experimental, fica!”, diz Diogo, feliz com a iniciativa voluntária sua e de seus parceiros.

Patricia veio da Espanha para reforçar o time por aqui e diz que dar aulas para crianças é compensador. “Eles não esquecem de nada e são muito empenhados. Temos alunos que chegam nadando muito pouco e em duas semanas já apresentam um resultado impressionante”, conta.

Mesmo com o perfil elitista que o polo carrega há anos, aos poucos, a turma dos pequenos já soma moradores de diversos bairros e classes sociais diferentes. Icaraí, Sapê, Pendotiba e comunidades próximas ao clube já marcam firme presença nas aulas.

Para participar basta estar estudando, ter mais de 12 anos e noções básicas de natação. As aulas são totalmente gratuitas e acontecem às terças e quintas, das 18 às 20h. Interessados devem procurar a administração do clube ou os professores após as aulas. 

Últimas de Rio De Janeiro