Por paola.lucas

Niterói - Ester defendeu um projeto de mobilidade urbana com passagens mais baratas. O Pedro se comprometeu em melhorar o asfalto na cidade. Já o Lucas disse que vai investir na área tecnológica para fabricar veículos que poluam menos o ar. E Caio demonstrou com clareza suas intenções em não gastar dinheiro público em vão.

Durante a visita os jovens participam de uma simulação de uma sessão plenáriaDivulgação / Sergio Gomes

Em meio ao tenso momento que a política brasileira vive, essas foram propostas apresentadas por crianças de 10 a 12 anos que participaram, na última segunda-feira, de mais uma sessão do programa Escola de Democracia. A cada semana um grupo de alunos conhece de perto o funcionamento da Câmara Municipal de Niterói, dessa vez foi a turma do sexto ano do colégio Plínio Leite.

Coordenadora do programa, Márcia Saud diz que já recebeu cerca de 4 mil crianças do 5º ao 9º ano. Eles conhecem todos os espaços da Câmara. A ideia é aproximar os alunos ao universo legislativo, tanto que eles participam de uma simulação da sessão plenária. Funciona assim: cinco alunos são escolhidos para se tornarem vereadores por um dia. Eles apresentam suas propostas, defendem suas posições e, ao final, uma votação elege o presidente da Casa.

Caio apresentou um dos melhores discursos da plenária segundo o vereador AndrigoDivulgação / Sergio Gomes


As visitas são sempre conduzidas por vereadores. Na última segunda foi o vereador Andrigo de Carvalho quem recebeu os jovens. “Eles são o futuro do nosso país, é importante que tenham esse tipo de conhecimento desde cedo. Esses encontros marcam a vida deles”, comenta o vereador.

Caio, de 10 anos, foi um que participou como candidato. Ele se saiu bem no discurso, mas, como muitos outros brasileiros, se mostrou desacreditado com a política. “Não pretendo ser político, não acredito muito no que eles dizem. Quis me candidatar hoje para ter essa experiência e poder afirmar que não. Quero mesmo é ser médico cirurgião”, contou ele.

Professora de português e redação dos 35 alunos do Plínio Leite que participaram da última edição do programa, Regina Melo conta que a visita é fundamental para que as crianças entendem o ser participativo na sociedade.

Também estiveram presentes no plenário os vereadores Paulo Eduardo Gomes e o mais jovem vereador da Câmara, Bruno Lessa.

O programa é aberto à todas as escolas da cidade. Basta entrar em contato com a Câmara nos telefones 2613-6765 ou 3716-8600. Ou pelo e-mail [email protected] 

Você pode gostar