Olimpíada traz oportunidade de trabalho para mil alunos do Senac RJ

Ação integra o Programa Medalha de Ouro, em parceria com o Comitê Rio 2016

Por O Dia

Rio - A três meses dos Jogos do Rio, o clima olímpico se instalou definitivamente no país na manhã desta terça-feira, quando a tocha foi acesa no Palácio do Planalto, em Brasília. Em meio à contagem regressiva para atletas do mundo inteiro que sonham em ocupar um lugar no pódio, foi dada a largada em busca de outro tipo de premiação, bem menos badalada se comparada à medalha olímpica: uma oportunidade no mercado de trabalho em um momento de crise. A ação integra o Programa Medalha de Ouro, em parceria com o Comitê Rio 2016.

Em parceria com o Comitê Rio 2016%2C oito unidades do Senac RJ vão oferecer%2C até o fim de junho%2C cursos de técnicas de garçom e camareiraDivulgação

Desde a semana passada, cerca de mil candidatos a um emprego de garçom e camareira começaram a fazer cursos gratuitos do Senac RJ, para trabalhar no maior evento esportivo do planeta. Se busca por um novo emprego fosse modalidade olímpica, Bruno Allan Mesquita seria triatleta. Casado e pai de dois filhos, ele sobrevive de biscates como ajudante de pedreiro, segurança e até cabeleireiro nos últimos meses, após ter sido obrigado a deixar o emprego como motorista de ônibus por ter perdido o direito de dirigir, desde o fim do ano passado.

Com a chegada da Olimpíada, ele também teve a esperança renovada para exercer outra função aos 36 anos. Nesta segunda-feira, Bruno começou a fazer o curso diário de técnicas de garçom no Senac de Riachuelo. “O curso é o suficiente para exercer essa nova profissão. É uma oportunidade para voltar ao mercado do trabalho durante essa crise que estamos enfrentando”, aposta.

Caso e pai de dois filhos%2C Bruno Allan Mesquita sobrevive de biscates como ajudante de pedreiro%2C segurança e cabeleireiroDivulgação

Entre os concorrentes por vaga para trabalhar nos Jogos, está a própria irmã de Bruno, que também faz o curso na mesma unidade. Para Kamyla Sharon, 32 anos, fazer esse tipo de curso no Senac RJ não é novidade. Há quatro anos, ela se formou como depiladora.Mas a nova oportunidade fez com que ela voltasse para a sala de aula. “Quero trabalhar. Mas a ideia é abrir o meu próprio negócio”, planeja.

Medalha de Ouro dá orientação online para alunos do Senac RJ

O Senac RJ e o Comitê Rio 2016 firmaram parceria para oferecer qualificação profissional para prestação de serviços relacionados aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Foram abertas mil vagas para cursos de técnicas básicas de garçom e introdução aos serviços de hotelaria, para camareiras. As aulas começaram na semana passada e irão até o fim de junho, em oito unidades de ensino do Senac RJ.

Depois de concluídos os cursos, os alunos terão treinamento exclusivo a Distância (EAD) com duração de 16 horas e foco em hospitalidade, no módulo Medalha de Ouro. O programa online contextualiza a atuação dos profissionais, aborda conceitos de hospitalidade no atendimento e ensina como identificar e satisfazer as necessidades dos clientes, buscando superar as expectativas. As informações sobre os cursos disponíveis e o regulamento do Programa Medalha de Ouro podem ser consultados no site https://medalhadeouro.rj.senac.br

A próxima etapa será de inscrição dos currículos no Click Oportunidades, em empresas credenciadas pelo Comitê Rio 2016 para a prestação de serviços nas instalações das competições, acomodações e restaurante. O Senac RJ também desenvolve soluções educacionais para atender empresas prestadoras de serviços durante os Jogos, que poderão solicitar treinamento de acordo com as suas necessidades.

Últimas de Rio De Janeiro