Medalha de Ouro oferece vagas temporárias nos Jogos Olímpicos

Programa é desenvolvido em parceria entre Senac RJ e o Comitê Rio-2016

Por O Dia

Rio - Falta pouco mais de um mês para o começo da Olimpíada do Rio. Enquanto os atletas olímpicos se preparam para o maior evento esportivo do mundo, candidatos a vagas temporárias em meio aos Jogos esperam por uma oportunidade de trabalho. São candidatos credenciados no Programa Medalha de Ouro, desenvolvido em parceria entre o Senac RJ e o Comitê Rio-2016, que oferece qualificação profissional e treinamento à distância.

A partir de julho, serão abertas as vagas em empresas que irão prestar serviços durante a Olimpíada. Alguns dos candidatos, com experiência em grandes eventos. É o caso do autônomo Alexandre Salgado, 43 anos e pai de três filhos. No Carnaval, ele prestou serviço como coordenador na concentração, liberando a passagem dos carros alegóricos na Sapucaí. Em fevereiro deste ano, concluiu um curso de organizador de eventos no Senac RJ, na sede da Barra da Tijuca.

Candidatos que fizeram cursos no Senac RJ receberam orientações no Medalha de Ouro e inscreveram currículos no Click OportunidadesDivulgação

Ele ainda passou pelo Medalha de Ouro antes de ser selecionado por um restaurante que irá prestar serviços na Olimpíada para as funções de atendente, supervisor, caixa ou repositor de alimentos. Mas a qualificação não veio apenas pela experiência profissional: Alexandre tem dez anos de experiência na área de eventos. “A empresa viu que eu tinha qualificação. Tudo engloba um bom atendimento ao público”, analisa.

Um perfil bem diferente se comparado a outro candidato que passou pelo Medalha de Ouro. Italo Moreira da Silva tem 21 anos e ainda está no começo da trajetória profissional. Aos 18, trabalhou com carteira assinada em uma loja de roupas. Mas a experiência durou apenas seis meses. Se Italo ainda tem pouca experiência, ele compensa com a busca por qualificação. Nos últimos dois anos, já fez os cursos de organizador de eventos e auxiliar de recursos humanos no Senac RJ.

Ele está trabalhando em uma lavanderia desde fevereiro. Mas foi um dos selecionados para uma vaga em uma loja de artigos para a Olimpíada. “Quando fiz o Medalha de Ouro, não levei muita fé. Mas a impressão é totalmente diferente agora. Fiz o curso e já me ligaram. Percebi que realmente abre portas”, avalia.

Giovana Mathedi, 27 anos, foi selecionada para trabalhar em um restaurante na Olimpíada do Rio. Esse pode ser o primeiro passo para atingir outro objetivo: “Moro com meus pais. Minha meta é juntar dinheiro e ir para a Austrália. Quero estudar e tirar cidadania lá”, diz.

Há quatro anos, ela se formou em Ciências Agrícolas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Mas desistiu de atuar na área e buscou qualificação no Senac RJ, onde se formou em recepção em meios de hospedagem, no ano passado. “Essa formação pode representar uma oportunidade de trabalho sem a necessidade de experiência profissional. Estou confiante”, sorri.

Orientações pela internet

O Senac RJ e o Comitê Rio 2016 firmaram termo de cooperação técnica para oferecer qualificação profissional na prestação de serviços na Olimpíada, em agosto, e nos Jogos Paralímpicos, que ocorrerão em setembro. Após a conclusão dos cursos, estudantes fizeram o módulo Medalha de Ouro, com treinamento gratuito online, em curso com 16 horas com conceitos de hospitalidade e necessidades de clientes.

Depois dessa etapa, os candidatos inscreveram seus currículos no Click Oportunidades, enviados às empresas credenciadas pelo Comitê Rio-2016 para a prestação de serviços nas instalações das competições, acomodações e restaurante durante os Jogos Olímpicos do Rio.

O Senac RJ também desenvolve soluções para atender empresas prestadoras de serviços na Olimpíada e nos Jogos Paralímpicos. As interessadas poderão solicitar ao Senac RJ treinamento customizado de acordo com as suas necessidades de desenvolvimento de sua mão obra.

Últimas de Rio De Janeiro