Mapa Estratégico do Comércio começa nesta quinta-feira em Itaperuna

Esta é a primeira vez que o evento, promovido pelo Sistema Fecomércio RJ, será sediado no noroeste do estado

Por O Dia

Rio - Começa nesta quinta-feira a oitava etapa regional do Mapa Estratégico do Comércio. Pela primeira vez no noroeste do estado, o evento promovido pelo Sistema Fecomércio RJ ocorrerá até esta sexta-feira no Espaço Orlandu's, na BR-356, em Itaperuna, principal município da região. E marca a passagem da metade do evento, que ocorrerá em 15 municípios e será encerrado na capital, no começo de outubro.

Irineu Frare, coordenador da FGV Projetos, acredita que já é possível apontar algumas tendências já consolidadas, após a passagem do evento por Angra dos Reis, Miguel Pereira, Três Rios, Volta Redonda, Barra do Piraí, Valença e Teresópolis. “A necessidade de aperfeiçoamento da educação profissional se consolidou e foi apontada como prioridade na maioria dos municípios. Além dessa tendência, Itaperuna pode trazer surpresas e desafios diferentes por ser a região mais distante e, possivelmente, com menos influência da capital.”

O empresário Edmilson Ladeira, presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Itaperuna, acredita que o evento traz oportunidade para que empresários e representantes do poder público possam discutir novas propostas para o crescimento da economia local. O Sistema Fecomércio RJ levará serviços do Sesc RJ e Senac RJ para a população, oferecendo atendimentos odontológicos e oficinas de capacitação profissional.

O setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo reúne mais de 349 mil empresas, que respondem por 38,4% do Valor Adicionado do Estado e representam 62,2% dos estabelecimentos fluminenses. Desse total, cerca de 80% corresponde a microempresas. É o setor que mais emprega, gerando cerca de 2 milhões de empregos formais.

Últimas de Rio De Janeiro