Festival do Vale do Café homenageia centenário do samba

Evento traz ainda um aplicativo para celular e tablet, que inclui mais de 60 atrações durante duas semanas de atividades

Por O Dia

Rio - Oficinas de gastronomia, passeios culturais em fazendas históricas e muito batuque. A 14ª edição do Festival do Vale do Café começou nesta quinta-feira com uma programação que homenageia o centenário do samba. O evento também traz uma novidade tecnológica: um aplicativo para celular e tablet, que inclui mais de 60 atrações durante duas semanas atividades nos oito municípios da região com a localização online e offline das fazendas históricas.

A cantora Teresa Cristina fez a abertura do evento, ontem à noite, em Vassouras, com o show ‘Teresa Cristina Canta Cartola’. Carlinhos de Jesus se apresentará hoje, em Barra do Piraí. E amanhã, em Três Rios. Na próxima semana, a atração será Jorge Aragão, que irá cantar os maiores sucessos da sua carreira em Barra Mansa e Vassouras. A expectativa da organização é que o evento atraia 30 mil pessoas ao Vale do Café. O evento ainda contará com a apresentação do grupo ‘A Cor do Som’ e de concertos eruditos instrumentais gratuitos às sextas e sábados em praças, parques de exposições, igrejas e centros culturais.

Cantor Jorge Aragão será uma das principais atrações do festivalDivulgação/Gabriel Silva

“O grande diferencial neste ano é que a gente está fazendo grandes shows em oito municípios. E a homenagem ao centenário do samba é sempre incrível”, afirma Roberta Kelab, diretora de produção do evento.
O evento esteve em pauta em meio à sexta etapa regional do Mapa Estratégico do Comércio, no começo de junho, em Valença. Na ocasião, foi acertada a participação do Sistema Fecomércio RJ na organização.

“Já é um evento tradicional. Agora, com a entrada do Sistema Fecomércio RJ, aumenta a visibilidade e o contato com os empresários locais”, avalia Julio Cezar Freitas, presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio) de Três Rios, também envolvido com o planejamento do evento na região.

O festival também contará com visitas a cachaçarias, atrações infantis e Espaço Gastronomia Vale do Café, com ‘foodtrucks’ e barracas com a culinária local. O Senac RJ e o Sesc RJ ainda contarão com pontos de informações turísticas, onde irão oferecer passeios gratuitos com os alunos do curso Técnico em Guia de Turismo do Senac RJ.

Últimas de Rio De Janeiro