Por gabriela.mattos

Rio - O Festival Sesc de Inverno, que deve levar cerca de 50 mil pessoas à Região Serrana do Rio, aposta na homenagem ao centenário do samba com as principais expressões do gênero musical para atrair o público em meio à Olimpíada do Rio. O objetivo da organização é fazer com que o ritmo com a cara do Brasil atraia turistas que vieram à capital para acompanhar o maior evento esportivo do planeta.

Em sua 15ª edição, o festival ocorre pela primeira vez em agosto justamente para buscar o público olímpico, mas também para estender a alta temporada em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. O assunto também foi discutido na etapa regional de Petrópolis do ‘Mapa Estratégico do Comércio’, do Sistema Fecomércio, que ocorreu na semana passada.

Aos 84 anos%2C Monarco%2C da Velha Guarda da Portela%2C vai dividir o palco com Tuca Pellegrino amanhã à noiteDivulgação

“A gente costumava concentrar todos os eventos em julho, que já é alta temporada. O festival tem que trazer pessoas para a região num momento em que a rede hoteleira tem mais disponibilidade de vagas. Também é uma forma de criar um atrativo para as pessoas que estão no Rio em função da Olimpíada”, argumenta o empresário Marcelo Fiorini, presidente do Sindicato Varejista (Sicomércio) de Petrópolis, que participou da organização do Mapa.

O centenário do samba traz atrações ao palco, com shows de algumas das principais referências do samba. Como o cantor e compositor Monarco, de 84 anos, da Velha Guarda da Portela, que irá dividir o palco com Tuca Pellegrino amanhã à noite, em Nova Friburgo. 

A Orquestra Voadora, banda instrumental que inclui o samba num repertório com arranjos inovadores de clássicos nacionais e internacionais, acrescenta um toque de requinte à homenagem. As apresentações ocorrerão no domingo, em Petrópolis e Nova Friburgo. “A recepção do público é sempre muito calorosa. E neste ano, será ainda mais especial, já que comemoraremos o centenário do samba”, elogia Michelle Murriêta, empresária do grupo.

Atrações em três cidades

Hoje, às 21h, a cantora Clarice Falcão irá se apresentar no Café Concerto, em Petrópolis, com o show de lançamento do disco ‘Problema Meu’. Ela repete a exibição amanhã, às 20h30, na quadra do Sesc de Teresópolis. Os ingressos dos dois shows estão esgotados.

Amanhã, às 14h, as Damas do Samba na Roda se apresentam no Largo Quitandinha, em espetáculo que integra as homenagens ao centenário do samba. Às 21h de amanhã, a cantora Clara Gurjão fará o lançamento do CD ‘Ela’, em show no Café Concerto.

Na quadra de Nova Friburgo, a principal atração será o show em parceria entre Zeca Baleiro e Marcia Castro, amanhã, às 20h. Os ingressos estão esgotados. Mais tarde, às 21h30, será a vez de Tuca Pellegrino e Monarco.

Você pode gostar