Festival de tilápias em Ipiabas

Distrito de Barra do Piraí sediará segunda edição do Tilápia Gourmet

Por O Dia

Rio - Ipiabas, distrito de Barra do Piraí, irá sediar a segunda edição do Tilápia Gourmet. Serão três dias de uma programação que inclui oficinas de gastronomia, shows e concurso de culinária envolvendo receitas com a espécie. No local, as praças de alimentação também irão vender pratos à base do peixe.

No ano passado, teve tilápia na folha de bananeira, moqueca e até hambúrguer do peixe entre as receitas apresentadas pelos restaurantes locais. Neste ano, as receitas serão mantidas. Mas os restaurantes prometem novidades.

Com produção mensal de 15 toneladas do pescado, Ipiabas possui uma das maiores produções do estado. O evento, patrocinado pelo Sistema Fecomércio RJ, começou a ser discutido em meio à quinta etapa regional do Mapa Estratégico do Comércio, há três meses. De acordo com a organização, as 300 acomodações das pousadas de Ipiabas já foram preenchidas. A estimativa é de um público de três mil pessoas.

“Ipiabas é um grande criadouro de tilápias. A ideia é aproveitar esse potencial e fazer com que o distrito também seja um ponto de consumo reconhecido no estado”, argumenta o empresário Orlando Pimentel, presidente do Sindicato Varejista (Sicomércio) de Barra do Piraí, um dos organizadores.

Produtores do peixe ainda participarão de palestras ministradas por técnicos da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio (Fiperj), para discutir licenciamento, controle de doenças e outros assuntos envolvendo a produção e venda da tilápia. O evento também deixará como legado pelos próximos três meses a carreta móvel do Senac RJ, uma cozinha itinerante que ajuda na formação de profissionais de gastronomia em todo o estado.

O Tilápia Gourmet terá um espaço voltado para a produção de artesanato, com exposição de peças elaboradas com o couro do peixe. Também ocorrerá um workshop para discutir o aproveitamento de subprodutos, como rabo, carcaça, escamas e vísceras da tilápia, que podem ser utilizadas na produção de adubo orgânico ou na composição de ração animal, contribuindo para o crescimento econômico da região.

Últimas de Rio De Janeiro