Por gustavo.ribeiro

Rio - A partir deste mês de julho, todos os ônibus municipais do Rio de Janeiro terão seus letreiros padronizados, com objetivo de facilitar a comunicação com os usuários. 

No visor principal, no canto esquerdo, todos os coletivos deverão mostrar a abreviatura de seu tipo de serviço (Troncal, Integrada, Circular, etc) e o número da linha, em uma mensagem fixa. No canto direito, aparecerá o destino principal da linha, sendo trocado na ida e na volta do itinerário.

Padronização do letreiro frontal dos ônibusDivulgação

Logo abaixo, no segundo painel, no canto esquerdo superior, os ônibus mostrarão os bairros mais importantes (no máximo dois), as principais vias (no máximo duas) ou outras informações operacionais. As mensagens passarão por até dois segundos no painel.

No quarto letreiro, no canto inferior dos ônibus, aparecerá o tipo de parada (BRS) e a tarifa dos coletivos, também com mensagens de dois segundos.

Na parte de trás dos ônibus aparecerá uma mensagem fixa com a abreviatura de seu tipo de serviço (Troncal, Integrada, Circular, etc) e numeral da linha. Nos letreiros laterais, aparecerá a mesma mensagem alternada com o tipo de parada. A padronização é uma determinação da Secretaria Municipal de Transportes.

Padronização do letreiro traseiro dos ônibusPadronização - ônibus traseira


Você pode gostar