Empresas de ônibus querem ampliar uso do RioCard no Leste Fluminense

Sindicato e operadora dos cartões iniciam campanha na próxima segunda-feira em Niterói, São Gonçalo, Tanguá e Itaboraí

Por gustavo.ribeiro

Rio - Terá início na próxima segunda-feira uma campanha para incentivar o uso de cartões de bilhetagem eletrônica pelos usuários dos ônibus de Niterói, São Gonçalo, Tanguá e Itaboraí. Segundo o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj), apenas 50% dos pagamentos, em média, são feitos através do RioCard na região. O objetivo da entidade é aumentar a utilização para até 80% das viagens - percentual verificado no município do Rio.

A campanha será realizada pelo Setrerj em parceria com a RioCard e contará com distribuição de folhetos nas áreas de maior circulação de passageiros, cartazes nos ônibus e terminais, mídias de rádio e TVs de ônibus, entre outros. O enfoque será nas vantagens na utilização do cartão e onde pode ser feita a aquisição e a recarga.

Marcio Barbosa, superintendente do sindicato, aponta as vantagens da bilhetagem eletrônica:  "É mais seguro, já que o usuário não anda com dinheiro vivo. É mais rápido e prático, já que não é preciso ficar contando dinheiro e esperando troco. É mais econômico, pois, na utilização do Bilhete Único, há redução do custo quando são feitas duas viagens seguidas em um determinado período de tempo", afirma.

Além disso, segundo Barbosa, o uso dos cartões aumenta a velocidade comercial das linhas de ônibus, em função da redução do tempo médio de embarque, e eles são aceitos em todos os demais meios de transporte.

Últimas de O Dia no Coletivo