Por gustavo.ribeiro

Rio - O maior ônibus do mundo, com 30 metros de comprimento, será lançado neste mês durante uma feira do setor no Rio, a FetransRio. O veículo, biarticulado,  tem capacidade para 300 pessoas, é fabricado pela sueca Volvo e ganhou o nome de Gran Artic 300. O lançamento foi anunciado pelos executivos da companhia em Curitiba, durante a demonstração de uma nova geração de ônibus híbridos, na última semana.

O modelo foi desenvolvido especialmente para sistemas de transporte com alta demanda em corredores segregados, como os BRTs. De acordo com a Volvo, o Gran Artic 300 substitui três veículos de tamanho padrão, oferecendo mais eficiência ao transporte urbano, o que representa uma redução de custos operacionais. Ele tem capacidade para até 30 passageiros a mais do que o maior biarticulado fabricado até então pela montadora, de 28 metros.

"Somos líderes em veículos para BRT e estamos disponibilizando ao mercado o maior ônibus do mundo, com 30 metros de comprimento. Este veículo vai oferecer mais eficiência aos sistemas organizados de transporte, garantindo mais qualidade aos passageiros e melhor custo benefício aos operadores", afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Bus Latin America.

Maior ônibus do mundo terá 30 metros e capacidade para 300 passageirosDivulgação/ Volvo

Realizada pela Fetranspor, a FetransRio será entre os dias 23 e 25 de novembro no RioCentro. É uma feira de serviços e produtos voltados à mobilidade urbana que chega à 11ª edição. No evento, a Volvo também lançará um novo ônibus articulado com 22 metros de comprimento e capacidade para 210 passageiros. O maior veículo articulado para BRT desenvolvido pela companhia tinha 21 metros e capacidade para 180 pessoas.

Chamado de Super Artic 210, o novo articulado de 22 metros oferece, além da maior capacidade de transporte, versatilidade à operação. Isso porque ele possui cinco portas em vez de quatro, como normalmente são os BTRs. Segundo a Volvo, essa porta aumenta a velocidade de embarque e desembarque de passageiros e permite uma melhor distribuição dos usuários dentro dos coletivos.

Segundo a diretoria de Operações do BRT Rio, não ainda há previsão para a compra de novos ônibus para o sistema BRT do Rio de Janeiro. Os executivos da Volvo não revelaram os preços dos modelos em fase de lançamento.

* O repórter viajou a Curitiba a convite da Volvo Bus Latin America

Você pode gostar