Google Maps exibe informações sobre localização dos ônibus do Rio

Dados da rede de GPS da cidade são utilizados. Serviço já está disponível em São Paulo há seis meses

Por O Dia

Serviço exibe horários dos coletivosReprodução

Rio - O Google Maps passou a exibir nesta segunda-feira informações em tempo real sobre a localização dos ônibus na cidade do Rio. Disponível em São Paulo há seis meses, o serviço para o Rio foi divulgado no blog oficial do Google nesta segunda-feira. De acordo com a empresa, dados da rede de GPS da cidade são utilizados para mapear a localização dos coletivos.

No comunicado, o Google disse estar animado com a novidade, já que, em algumas semanas, "dezenas de milhares de pessoas chegam à cidade para a Olimpíada". "O Google Maps quer ajudar essa multidão a navegar pela Cidade Maravilhosa a pé, de bike, de ônibus, de táxi… e até de carro", afirmou a empresa, na publicação.

O serviço de localização dos ônibus está disponível para toda a Região Metropolitana, abrangendo os 15 municípios: Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Japeri, Magé, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica, Mesquita e Tanguá.

COMO FUNCIONA?

Ao abrir o Google Maps, o usuário deve clicar no ponto de ônibus mais próximo de sua localização para checar quais linhas passam por ele. Frequência e horários dos coletivos serão exibidas ao usuário, que poderá, por exemplo, planejar que o horário de sair de casa e assim evitar ficar horas em um ponto de ônibus, por exemplo.

O serviço funciona nos equipamentos que permitem acesso ao Google Maps, como tablets, smartphones e computadores. É necessário ter conectividade com a Internet para utilizá-lo.

Últimas de Rio De Janeiro