Jovens em busca de um lugar ao sol

Estabilidade financeira leva candidatos aos concursos

Por O Dia

Mais de 215 mil vagas foram abertas no ano passado em concursos públicos, segundo a Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos Públicos (ANPAC). Cerca de cinco milhões de candidatos, entre 20 e 35 anos, se inscrevem anualmente nesses processos seletivos. Mas é preciso muito estudo e dedicação para ser aprovado.

Lidiane Fernandes acelerou o ritmo dos estudos para ser aprovadaRENATO FONSECA


Para Rosângela Cardoso, coordenadora pedagógica do curso preparatório União Concursos o aluno não tem que ver a empreitada como um ‘bicho de sete cabeças’.
“Não há receita pronta, mas uma estratégia. Primeiro o candidato tem de estudar todos os dias, independente de edital, de preferência para concursos que tenham disciplinas semelhantes, pois assim é possível consolidar o conhecimento a cada tentativa”, aconselha.

A estabilidade financeira é um dos fatores que mais motivam os candidatos como a Lidiane Fernandes, 27, moradora de Duque de Caxias. Ela fará o primeiro concurso público, para o cargo de Técnico de Seguro Social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que requer ensino médio completo. “Quero ter mais segurança profissional. Estudo três horas por dia e estou confiante”, conta.

Na opinião de Rosângela, um dos concursos mais concorridos deste ano serão os do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro , do Hospital Pedro Ernesto, Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, Banco do Brasil e da UNIRIO. As inscrições abertas até 21 de março.

A União Concursos fica na Rua André Rebouças, 50, sala 308, Caxias. Tel: 2672-3127.


Últimas de Rio De Janeiro