Prepare-se: o frio vem chegando e as ‘dores de inverno’ também

A estação mais gelada do ano agrava problemas nos ossos e nas articulações. É preciso cuidados especiais para não sofrer

Por O Dia

Inverno chegando, época de tirar os casacos da gaveta, de tomar chocolate quente, se deliciar com os caldos e sopas... são muitas as coisas boas do frio. A estação pode ser uma delícia, mas é também uma época propícia para dores de coluna e nas articulações. É preciso tomar cuidado.

As baixas temperaturas proporcionam o aumento dos sintomas decorrentes das patologias ortopédicas. Com isso, as pessoas se queixam mais de dores nesta época do ano. A lombalgia (dor na parte inferior das costas), por exemplo, é agravada porque o frio pode provocar a contração muscular e a inflamação dos nervos.

“As dores articulares, de artrites e artroses, em geral, também pioram no inverno por causa da rigidez articular”, explica o ortopedista Luiz Carlos, da Ortotrauma de Nova Iguaçu.
No entanto, algumas medidas simples ajudam a driblar o frio e o sofrimento.

“As principais dicas são realizar atividades físicas que proporcionam uma proteção muscular, manter-se aquecido com roupas adequadas e evitar choques térmicos”, recomenda o médico.

Segundo o especialista, não é aconselhável ficar sentado por mais de 50 minutos. “Levantar por três a quatro minutos, a cada 50 minutos, é uma forma de poupar a coluna”.

Em casos mais graves , é necessário repouso, calor local (cinco minutos – duas a três vezes ao dia) e uso de analgésicos. “É importante ressaltar que os casos devem ser avaliados pelo médico para saber a gravidade do problema e, a partir daí, orientar o paciente”, diz o médico.

A Ortotrauma fica na Rua Professor Augusto Rodrigues 71, Centro, Nova Iguaçu. O telefone da clínica ortopédica é: 2667-0272.

Últimas de Rio De Janeiro