Já pensou em fazer um intercâmbio?

Novo projeto social, ‘Bagagem’ vai financiar viagens culturais para jovens de periferia

Por O Dia

Você sabe qual o sonho da maioria dos jovens que têm de 18 a 30 anos? Errou se pensou em carro ou casa. O que eles querem mesmo é percorrer lugares novos, viajar mundo afora e conhecer culturas diferentes. É o que revela uma pesquisa da B2, organização especializada em viagens para universitários. Mas ainda assim, poder viajar, principalmente para fora do país, ainda é privilégio de poucos. Pensando nisto, a moradora de Nova Iguaçu Jéssica Oliveira, de 24 anos, criou o Bagagem: Programa de Apoio ao Intercambista Popular.

O ‘Bagagem’ financia intercâmbios nacionais e internacionais para jovens de periferia e, em troca, o beneficiado tem que compartilhar todo o conhecimentos adquirido durante a viagem. “Muitos jovens são convidados a participar de intercâmbios, mas há muita dificuldade financeira”, explica Jéssica.

Funciona assim: o intercambista paga metade da viagem em parcelas que cabem em seu orçamento e a outra parte é ‘paga’ com aulas gratuitas em sua comunidade.

O primeiro selecionado do projeto é o Bruno Borges, 23. Ele vai participar de uma competição internacional de jiu- jitsu, em agosto, no Rio Grande do Sul. “Estou feliz,quando voltar darei aulas para outros jovens”, comemora.

A iniciativa acredita no poder criativo da troca intelectual como ferramenta de aprendizado e propagação de conhecimento. “O que mais me motiva é a vontade de fazer a diferença” diz Jéssica.

Últimas de Rio De Janeiro