Projeto Equinovida: uma década a serviço da transformação em Caxias

Programa usa cavalos no desenvolvimento de crianças especiais

Por O Dia

Duque de Caxias - Há dez anos, a paixão por cavalos tem mudado para melhor a vida de crianças com deficiência. É que o Centro de Equoterapia e Reabilitação para Crianças com Necessidades Especiais, onde funciona o projeto Equinovida, desenvolvido pela Prefeitura de Duque de Caxias, em parceria com o Parque Ana Dantas, tem sido fundamental no desenvolvimento dos pequenos. Afinal, oferece serviços gratuitos de equoterapia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, pedagogia, pré-esportivo e assistência social, atendendo hoje, gratuitamente, 220 meninos e meninas com até 13 anos.

Projeto Equinovida completa 10 anos ajudando crianças especiais em Duque de CaxiasDivulgação

Método terapêutico que utiliza cavalos adestrados, a Equoterapia proporciona benefícios nos tratamentos físico, psicológico, emocional e cognitivo dos pacientes. Os resultados vão desde a superação de suas limitações físicas e motoras até um melhor convívio social.

O casal Claudio e Patrícia, pais do pequeno Caio Miguel, que tem paralisia cerebral e está há dois anos no Equinovida, confirmam os benefícios do tratamento. “O projeto foi uma mudança na vida do Caio e na nossa também. Ele aceitou muito bem o tratamento, o que não conseguimos em outros lugares. O Caio melhorou muito. O trabalho do Equinovida é muito especial para essas crianças”, destaca, emocionada, a mãe do menino.

Maria Cristina e Leandro também destacaram a importância das atividades. Eles são pais de Mariana, que tem 4 anos e está há apenas um mês no Equinovida. “Estávamos buscando um lugar que oferecesse especialidades que pudessem melhorar a qualidade de vida da nossa filha. Ela adora montar nos cavalos. Vê-la feliz e acompanhar o seu desenvolvimento não tem preço”, revela Maria Cristina.

Últimas de Rio De Janeiro