Evento 'Alma da baixada' terá atrações para todos os gostos em Nova Iguaçu

Com 12 atrações, incluindo o grupo Dream Team do Passinho, festa ocorrerá nos dias 25 e 26 deste mês

Por O Dia

A 'Bicicleta voadora'%2C de Deneir de Souza Martins%2C uma dos artistas que expõe na mostra 'Objetuais e escultóricos'%2C parte do evento Reprodução Internet

Rio - No cinema, nas artes plásticas, no teatro, na música, dança e literatura, os artistas em destaque no 'Alma da Baixada' têm identificação com a região e representam a cultura local.

Em dois dias de evento, uma série de apresentações nas dependências do Sesc Nova Iguaçu, com entrada gratuita, vai fortalecer a relação entre esses artistas e o público da Baixada Fluminense. A proposta é valorizar a identidade local a partir das manifestações culturais que movimentam as cidades da região.

Sarau do grupo Poetas Compulsivos. Integrantes apresentam espetáculo que une rap e poesiaReprodução Internet

A programação completa terá 12 atrações. Além do Dream Team do Passinho, haverá apresentações da Orquestra Sinfônica da Baixada Fluminense, do grupo Pimenta do Reino, do Coletivo Poetas Compulsivos e do grupo de Folia de Reis 'Três Reis do Oriente'.

A Orquestra Sinfônica da Baixada Fluminense%2C do maestro Iracito Cerqueira da SilvaDivulgação

Nas artes cênicas, a Fanfarras Produções apresenta o espetáculo 'Hoje tem marmelada'. A GW Cia de Performance faz uma exibição de street dance. E o grupo Dandalua comanda uma oficina de danças populares.

GW Cia de Performance é atração do evento 'Alma da Baixada'Reprodução Internet

As exibições de filmes ficam por conta dos cineclubes Mate com Angu e Buraco do Getúlio. Na literatura, está prevista uma sessão de contação de histórias com Macedo Griot.

O Mate com Angu vai comandar uma sessão de cinema durante o 'Alma da Baixada'Reprodução Internet

Enquanto as atividades acontecem, duas mostras ficam em cartaz em diferentes áreas do Sesc Nova Iguaçu.

Na Sala de Exposições da unidade, a mostra 'Olhares da cidade' exibe imagens de nove fotógrafos da Baixada. Nos cliques de Ratão Diniz, Igor Freitas, Mazé Mixo, Getúlio Ribeiro, Theo Guedes, Danilo Sergio, Fabio Caffé, Tayana Leoncio e Paula Eliane, destaque para as cenas do cotidiano.

Macedo Griot é atração do evento 'Alma da Baixada'Reprodução Internet

Já o hall do teatro abriga a exposição 'Objetuais e escultóricos', com esculturas e objetos produzidos pelos artistas Ana Ana, Silvia Schiavone, Raimundo Rodriguez, Deneir de Souza Martins, Júlio Ferreira Sekiguchi e Yago Toscano. Na Baixada, eles encontram os materiais que transformam em arte.

Programação completa

ORQUESTRA DA BAIXADA

A Orquestra Sinfônica da Baixada Fluminense é comandada pelo maestro Iracito Cerqueira da Silva, que fundou o conjunto em 2009, em São João de Meriti. O evento ocorrerá no dia 25, primeiro dia de evento, às 10h.

TRÊS REIS DO ORIENTE

A Folia de Reis dos Marinheiros, também conhecida como Três Reis do Oriente, foi fundada em 1967, em Cambuci, no noroeste do Estado do Rio. O grupo se estabeleceu em Magé, onde desfilam em todas as noites de Natal. A apresentação também ocorrerá no dia 25 deste mês, às 11h.

MATE COM ANGU

O cineclube Mate com Angu promove sessão de cinema. Dia 25, às 13h30.

BATALHAS DE RIMA

Microfone aberto para os rappers da Baixada se desafiarem em versos de improviso. Dia 25, às 14h30.

GW CIA DE PERFORMANCE

Comandada pelo coreógrafo e bailarino Gil Wanderson, a GW Cia de Performance faz uma apresentação de street dance. Dia 25, às 16h.

PASSINHO

O Dream Team do Passinho apresenta as músicas do CD 'Aperta o play', sucessos da carreira e músicas novas. Dia 25, a partir das 17h.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Madson Vilela comanda a atividade. Morador de Nova Iguaçu, o artista é formado em teatro pelo grupo Nós do Morro. Dia 26, às 10h.

DANDALUA

O grupo Dandalua ministra oficina de danças populares de matriz africana, especialmente o jongo e o coco. Apresentação em 26 de novembro, segundo dia de evento, às 11h.

BURACO DO GETÚLIO

O cineclube Buraco do Getúlio promove sessão de cinema. Dia 26, às 13h30.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

O ativista cultural Macedo Griot conta histórias relacionadas à temática afro-descendente. Dia 26, às 14h30.

PALHAÇARIA

A Fanfarra Produções Artísticas apresenta o espetáculo 'Hoje tem marmelada! Tem sim senhor', uma homenagem aos tradicionais palhaços de circo que povoam a imaginação das crianças. Dia 26, às 16h.

PIMENTA DO REINO

Com uma mistura incomum de sanfona, zabumba e tri-ângulo com violão, flauta, violino, baixo e percussão, a banda Pimenta do Reino, de Mesquita, apresenta um forró pé de serra um pouco diferente. Ocorrerá no dia 26, a partir das 17h.

OLHARES DA CIDADE

A exposição fotográfica vai reunir imagens de nove artistas da Baixada Fluminense que retratam o cotidiano na região, com referências às festas populares e religiosas, à paisagem arquitetônica e aos problemas sociais que afetam a região. Mostra permanente até o dia 30 de dezembro.

ESCULTURAS

Esculturas e objetos produzidos por artistas que vivem na Baixada Fluminense ou mantêm ateliês na região, onde encontram boa parte dos materiais, como sucata, que transformam em obras de arte. Mostra permanente que também irá se estender até o dia 30 de dezembro deste ano.

ENDEREÇO

Todas as atrações acontecem no Sesc Nova Iguaçu, que fica Rua Dom Adriano Hipólito, 10, no Moquetá. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2797-3001. A entrada é gratuita em todas as atrações do evento 'Alma da Baixada'.

Últimas de Rio De Janeiro