Luz na passarela que lá vêm elas

Misses de Queimados desconstroem padrões de beleza e se preparam para concursos até fora do país

Por O Dia

Queimados - Elas chegaram às passarelas com uma missão: mostrar que a mulher pode ter outros padrões de beleza. As moradoras de Queimados, Cassiane Tavares e Joelma Alves, eleitas Miss Queimados e Miss Brasil Plus Size, respectivamente, se preparam para brilhar mundo a fora e disseminar a ideia de que existem outras belezas além daquelas enquadradas nos padrões da moda tradicional.

Estudante de Direito e cerimonialista, Cassiane Tavares tem 26 anos e começou a pensar em ser miss em 2014, quando participou do 'Musa Negra de Queimados' e ficou entre as finalistas.

"No início eu achei que não daria muito certo. Mas depois eu comecei a me envolver muito com isso, e acabei decidindo participar e concorrer para valer. Estou levando meu sonho à frente e faço questão de comunicar a causa pelo qual eu luto que é a valorização da beleza feminina, não importa o padrão. Todas somos bonitas, mesmo quando somos diferentes do que a sociedade diz que é o certo. Quando entendi isso passei a me sentir linda".

A meta de Cassiane, que se prepara para o Miss RJ Turismo Latino chegar ao Miss Turismo Latino Internacional, no Equador. Ela é a única candidata da Baixada Fluminense na competição. Ela tem estatura menor que as misses em geral e menos peso. Aos 31 anos, a professora de História Joelma Alves, mostrou que para ser bonita a mulher pode ter curvas. A atual Miss Diva Brasil Plus Size nunca tinha imaginado participar de um concurso de beleza. Aconselhada por uma maquiadora durante uma sessão de fotos, ela resolveu investir.

"Antigamente não existia concursos para enaltecer a beleza das mulheres acima do peso. Na correria do dia a dia e de tanto a gente tentar se enquadrar em padrão de beleza que não é o real, muita mulher não se sente tão bonita. Quando me aceitei eu vi como eu era bonita, me sinto verdadeiramente uma diva. Sou negra e gorda, sinto que assim como eu, as mulheres estão perdendo o medo, muitas me procuram, se identificam e me parabenizam. Quero servir de incentivo para todas".

O sonho de brilhar em uma passarela pode estar mais perto. A Prefeitura de Queimados tem curso gratuito para formação de novos modelos. O objetivo é, além de lançar novos talentos, integrar jovens. As aulas acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados Planeta Futuro, no bairro São Roque e abordaram temas como: postura na passarela, comunicação em público, cuidados com o cabelo, maquiagem e dicas de etiqueta e boas maneiras.

As matrículas começarão a partir de fevereiro. Em 2017 52 alunos se formaram e receberam certificado.

Últimas de Rio De Janeiro