Fecomércio lidera estudo para incentivo de negócios

Seminários acontecerão em todas as regiões do estado e traçarão metas até 2020

Por O Dia

Rio - Cerca de 120 estabelecimentos fecharam as portas na região da Costa Verde, de dezembro de 2015 a fevereiro deste ano. De acordo com José Essiomar Gomes da Silva, diretor da Fecomércio do Rio e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba, a atual crise econômica ganha contornos ainda mais graves na localidade devido ao baixo investimento em qualificação profissional.

O tema foi debatido nesta quarta-feira, em Angra dos Reis, na abertura do primeiro de 15 encontros regionais que serão realizados pelo Sistema Fecomércio. A iniciativa será estendida para todo o estado e visa identificar medidas de estímulo ao desenvolvimento.

José Essiomar tenta reverter o atual cenário na região da Costa Verde%3A cerca de 120 empresas fecharamDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

“Deve haver melhor formação da mão-de-obra para que os moradores da região não precisem sair daqui para outros municípios e estados atrás de oportunidades”, disse José Essiomar sobre a região da Costa verde.

Os eventos tomam por base o Mapa Estratégico do Comércio, lançado em outubro do ano passado pela Fecomércio do Rio, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Agora, sindicatos, empresários, agências de desenvolvimento, formadores de opinião, líderes comunitários e representantes do poder público formarão propostas personalizadas que servirão de base para as regiões até 2020.

A ideia é que os atores locais possam discutir e mostrar a realidade de cada região como um pré-trabalho para a equipe da Fundação Getúlio Vargas, que desenvolverá projetos para serem encaminhados ao poder público. “Não adianta ter só a visão do empresário, só do governo ou só do cliente. Por isso, grupos ecléticos vão passar dias discutindo ideias para definir propostas concretas”, assinala Irineu Frare, coordenador de Projetos da FGV.

O encontro em Angra dos Reis está sendo realizado em um hotel da cidade e será encerrado nesta sexta-feira. As rodadas do Mapa Estratégico do Comércio vão até o dia 31 de agosto. As próximas reuniões serão em Miguel Pereira (13/4) e Três Rios (27/4). Volta Redonda, Barra do Piraí, Valença, Barra Mansa, Itaperuna, Macaé, Petrópolis, Teresópolis, Cabo Frio, Rio das Ostras, Niterói e Rio também sediarão os eventos.

Últimas de Rio De Janeiro