A grande sacada nas areias

Beach tennis vira mania nas praias da Região dos Lagos, a exemplo da capital

Por O Dia

Rio - Esporte que vem se firmando no Estado do Rio desde o início da década, o beach tennis (tênis de praia) — inventado pelos italianos e que mistura regras e golpes de jogadas similares ao tênis tradicional e vôlei de areia — nunca alcançou uma popularidade tão grande nas areias do litoral fluminense.

Graças à expansão da prática na Região dos Lagos, que hoje é superada apenas pela capital em número de adeptos e quadras oficiais, com autorizações do poder público.

“Cresceu tanto que criamos uma associação para organizar os torneios e profissionalizar o esporte”, diz João Paulo Nunan, vice-Presidente da Associação de Beach Tennis do Estado do Rio (ABTERJ) e diretor do Circuito RJ do esporte, que em abril, na Praia de Geribá, em Búzios, na Região dos Lagos, vai reunir 150 atletas e uma premiação de R$ 30 mil.

O beach tennis pode ser jogado em duplas ou com um jogador de cada ladoDivulgação

A ABTERJ estima que só na Região dos Lagos já existam pelo menos 40 quadras nas areias, mais da metade em relação às fixadas em 12 pontos da Cidade do Rio. Os números são três vezes mais a quantidade que havia em 2010.

Ângelo Fraga, de 39 anos, professor de Educação Física um dos que levou o beach tennis para a Região dos Lagos, afirmou que o esporte só não deslanchou mais por causa de burocracias governamentais para a liberação de espaços nas praias. De tanto insistir, assumiu recentemente a Coordenadoria de Esportes de Areia de Cabo Frio. “Vou trabalhar para desburocratizar e fortalecer todos os tipos de atividades físicas praticados em areia, especialmente o beach tennis”, planeja.

Com regras semelhantes às do vôlei de praia%2C o tênis de areia tem a rede mais baixa%2C não passando de 1%2C70mDivulgação

As regras para o jogo têm sofrido modificações ao longo dos anos, mas a pontuação segue a mesma contagem do tênis, com pequenas variações. O tênis de areia é jogado geralmente em duplas, porém também pode ser jogado com uma pessoa de cada lado, em uma quadra menor. Saque por baixo é permitido. E qualquer jogador pode receber o saque. Ganha o ponto quando a bola bate na quadra adversária ou quando o adversário joga a bola fora da quadra ou na rede.

Não há limites de idade para a prática do esporte, uma vez que as raquetes são feitas de vários tipos de materiais, que possibilitam o fácil manuseio do acessório. No site www.abterj.com são encontradas, mais informações.

Bolas são  mais lentas

Apesar de ter sido criado há pelo menos 30 anos na Itália, o beach tennis chegou timidamente às praias cariocas no final da década passada. Mas nos últimos anos não para de crescer, conquistando mais simpatizantes e se alastrando pelo interior.

O tamanho da quadra é similar ao vôlei de praia: 16m de comprimento por 8m de largura. A diferença é a rede, que tem 1.70m de altura. Com bolas despressurizadas, que a deixam 50% mais lentas, raquetes parecidas com a do paddle e usando quase a mesma empunhadura nas jogadas, o praticante é considerado jogador em poucos meses.

Últimas de Rio De Janeiro