Mutirão itinerante percorre estado

Detran Presente oferece serviços variados nas cidades do interior e da Região Metropolitana

Por O Dia

Rio - Serviços variados e oferecidos em um único dia e local. É a proposta do Detran Presente, programa recém-criado pelo órgão estadual de trânsito e que está percorrendo cidades do Estado do Rio. Iniciada em Petrópolis, a ação vai visitar um total de seis municípios até o mês de julho.

Tendo como objetivo oferecer os principais serviços do órgão, o Detran Presente permite, por exemplo, realizar vistoria anual do veículo, renovar a habilitação (CNH) e retirar carteira de identidade, entre outros. Nas cidades onde o programa é realizado também são promovidos cursos de mecânica para mulheres e palestras educativas.

Com o programa é possível fazer vistoria anual%2C tirar primeira via da identidade e renovar a Carteira Nacional de HabilitaçãoDivulgação

De acordo com o presidente do Detran, Vinicius Farah, um dos objetivos do programa é facilitar a vida daqueles que precisam dos serviços do órgão. Ainda segundo ele, havia demanda reprimida em várias cidades e, por isso, foi necessário criar o projeto. A intenção agora é estender o Detran Presente até o fim do ano e aumentar a quantidade de cidades e pessoas atendidas — em Petrópolis foram mais de 1.600 atendimentos.

“O Detran precisa estar presente onde existe necessidade. Queremos estar presentes em todos os lugares e sempre melhorar a qualidade dos serviços. Tenho a certeza de que o projeto vai diminuir a demanda reprimida e gerar resultados práticos na vida dos cidadãos fluminenses”, avalia Vinicius Farah.

Para alguns dos serviços do Detran Presente não é preciso realizar agendamento. É o caso da emissão da primeira e da segunda via da carteira de identidade. Para fazer a comunicação de venda de veículos e a atualização de endereço também não é necessário agendar.

Para os demais serviços, no entanto, como o licenciamento anual e a segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), além da renovação da habilitação, é preciso agendar previamente. O agendamento, aliás, deve ser feito pelo endereço www.detran.rj.gov.br ou pelo telefone 0800 0204040. A lista completa dos serviços oferecidos pelo Detran Presente pode ser consultada no site do órgão.

Últimas de Rio De Janeiro