Um festival de sabores e música

Distrito de Visconde de Mauá, em Resende, realiza nova edição da Festa do Pinhão

Por O Dia

Rio - Visconde de Mauá se prepara para virar a capital brasileira do pinhão. No próximo fim de semana, entre os dias 12 e 14 de maio, o bucólico distrito de Resende, no Sul Fluminense, irá receber mais uma edição da já tradicional Festa do Pinhão. O evento vai ser realizado no Lote 10 e contará com uma programação bastante variada, com shows, espetáculo teatral, folia de reis e barracas de comidas típicas de festas da região, entre outras atrações.

Criada em 1993, a Festa do Pinhão já faz parte do calendário de eventos de Visconde de Mauá e anualmente conta com uma gama variada de artistas locais, atraindo visitantes das cidades próximas e também turistas de outros estados. De acordo Sonia Bitencourt, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Lote 10 (AMA 10) e uma das organizadoras, o evento serve para integrar ainda mais os moradores do pacato distrito de Resende.

A Banda Clave será uma das atrações a marcar presença na festaDivulgação

“A festa é uma maneira de integrar as várias comunidades da região, que abriga pessoas de diversas nacionalidades e também de vários outros estados. Também aproveitamos para celebrar a natureza e mostrar os diversos aspectos da cultural local, além de apresentarmos a tradição da nossa culinária, que tem como ingrediente principal o pinhão”, destaca Sonia Bitencourt.

Para comer, a Festa do Pinhão terá um total de 12 barracas, que vão oferecer iguarias das mais variadas. Todas, é claro, com pinhão na receita. Segundo Jussara Nunes, da Associação Comercial e Turística de Visconde de Mauá (ACVM), vão ser oferecidas receitas simples e tradicionais feitas com o fruto da araucária. “Com certeza, vamos ter quitutes incríveis, até porque, hoje, contamos com muitos restaurantes aqui na região que fazem receitas maravilhosas com o pinhão”, acredita Jussara Nunes, da ACVM. 

Últimas de Rio De Janeiro