Por luana.benedito

Rio - Eis que mais um feriado prolongado está a caminho. Já agora no dia 15 de junho teremos o Corpus Christi. Cairá numa quinta-feira, quando muitos poderão emendar com o fim de semana e aproveitar quatro dias inteiros de descanso. Nada mal, então, do que pegar a estrada e aproveitar as várias atrações do Estado do Rio. Seja na serra, seja no mar, opções de roteiros não faltam.

Quem decidir passar o feriado em Petrópolis, por exemplo, poderá ter programação bem diversificada. O roteiro pode incluir visitas ao Centro Histórico, com destaque para o Museu Imperial e o Palácio de Cristal, além da casa de Alberto Santos Dumont e a Catedral de São Pedro de Alcântara. Há também os distritos de Itaipava e Araras, onde são várias opções gastronômicas, capazes de agradar a todos os gostos e bolsos. Para aqueles que desejam ir às compras, a dica é visitar a Rua Teresa, famosa pelas lojas de roupas. Já para os amantes de cerveja, convém conhecer as cervejarias da cidade, como a Bohemia — a primeira do Brasil —, a Buda Beer e a Brewpoint.

Lumiar, em Nova Friburgo, assim como São Pedro da Serra, várias opções gastronômicasDivulgação

Ainda na Região Serrana, Nova Friburgo reserva recantos rústicos, porém muito requintados. Entre os exemplos, os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra. Como as baixas temperaturas não são nada convidativas para aproveitar as cachoeiras, o ideal é percorrer as diversas trilhas e aproveitar um contato estreito com a natureza. Também é possível praticar esportes mais radicais, como rafting, canoagem e rapel. Vale ainda curtir a vida noturna dos dois vilarejos, que são bem concorridas e com uma boa oferta de bares e restaurantes.

Quem preferir Teresópolis, a dica é visitar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, além de dar uma passada no Mirante do Soberbo, onde é possível desfrutar de uma vista maravilhosa do Dedo de Deus e da Baía de Guanabara. Vale também uma visita à fábrica da cerveja Therezópolis, que fica no complexo gastronômico batizado de Vila Sankt Gallen. A cidade ainda terá, entre 14 e 16 de junho, no Teatro Municipal, o Festival Sonoridades. Já no dia 17, o tremendão Erasmo Carlos vai se apresentar no Paradise Garage — os dois eventos são pagos.

No distrito de Conservatória, em Valença, vale acompanhar a tradicional seresta que acontece todas as sextas e sábados. O vilarejo ainda reserva museus destinados à música — da Serenata, de Silvio Caldas e de Vicente Celestino. Vale também visitar o Centímetro, réplica do antigo Cine Metro Tijuca, que teve dias de glória, entre 1941 e 1976, na Praça Saens Peña. O espaço, com objetos de decoração originais do antigo cinema, foi criado pelo ex-delegado e amante da sétima arte Ivo Raposo.

Em Petrópolis, o Palácio de Cristal é um dos cartões-pos- tais a ser visitado Divulgação

Para aqueles que preferem as cidades praianas, a Região dos Lagos é uma boa pedida, pois é contemplada com várias opções de passeios. Em Cabo Frio, é obrigatório fazer um tour pelas principais praias da cidade, entre elas a do Forte, Foguete, Peró e Dunas. Outra dica é um passeio de barco pela Lagoa de Araruama e a Ilha do Japonês. E para quem quer ir às compras, vale aproveitar a tradicional Rua dos Biquínis, onde é possível encontrar as últimas novidades da moda praia.

Perto de Cabo Frio, duas dicas são as cidades de Saquarema e Armação dos Búzios. Na primeira é obrigatório conhecer as belas praias de Jaconé, Prainha e Itaúna — esta última é a preferida dos surfistas. Ainda em Saquarema, vale uma visita ao Templo do Rock, que, por sinal, é a casa onde mora o cantor Serguei. Já em Búzios, por sua vez, convém visitar as praias de João Fernandes e Azeda e Azedinha, além de aproveitar o fim da tarde para apreciar o pôr do sol na orla Bardot — há uma estátua da atriz francesa Brigitte Bardot. 

Você pode gostar