Uma fruta com propriedades superlativas

São Francisco de Itabapoana vai distribuir mudas para a produção de um supermaracujá

Por O Dia

Rio - A cidade de São Francisco de Itabapoana se prepara para iniciar a produção de um supermaracujá. Batizada de BRS Gigante Amarelo F1, é mais resistente às pragas e apresenta maior produtividade do que a fruta convencional. Para colocar o projeto em ação, a prefeitura vai distribuir mudas para produtores rurais da região através das associações de moradores — eles também vão receber adubo, substratos e informações técnicas.

De cada um dos supermaracujas é possível extrair meio quilo de polpaDivulgação

Uma iniciativa em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio, Emater, Embrapa, Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), o projeto tem como objetivo encontrar alternativas agrícolas viáveis para a cidade de São Francisco do Itabapoana. Outra intenção é manter as famílias no meio rural.

Para a empreitada, a Prefeitura está com 11,3 mil mudas do supermaracujá prontas para serem distribuídas aos produtores da cidade. Por enquanto, porém, elas estão sendo cultivadas com técnicas de adubação na estufa municipal. Em trinta dias, as mudas vão estar aptas para plantio.

EMPREGO E RENDA

"Nosso município é eminentemente agrícola e faremos o possível para auxiliar nossos produtores rurais. A cultura do maracujá é uma importante alternativa de geração de emprego e renda e uma importante opção para pequenos e médios produtores, principalmente aqueles ligados à agricultura familiar”, acredita prefeita Francimara Barbosa Lemos.

Já de acordo com o secretário de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana, Ilsomar Soares Filho, o custo médio por muda para o produtor vai ser de aproximadamente R$ 0,20, valor que servirá para subsidiar a aquisição de substratos para o plantio. Ainda segundo ele, a introdução do supermaracujá é uma forma de fazer com que a cidade volte a ser um dos grandes produtores da fruta. “No passado já fomos os primeiros no estado em termos de produção e pretendemos resgatar isso”, lembra ele.

OUTRAS FRUTAS A CAMINHO

Desenvolvido pela Embrapa, o supermaracujá faz sucesso entre os produtores. Para o secretário Ilsomar Soares Filho, a fruta tem rendimento considerável, garantindo 40 frutos por floração, sendo que de cada um deles é possível extrair meio quilo de polpa. Ainda conforme o secretário, o supermaracujá também é menos suscetível às pragas, que, por sinal, podem até se transformar em agentes disseminadores para outras plantações.

Ilsomar Soares Filho acrescenta ainda que o município pretende investir em outras espécies de frutas híbridas. Afinal, como são mais resistentes e produtivas, podem trazer benefícios para toda a cadeira agrícola de São Francisco de Itabapoana. É o caso do mamão Bela Nova F1. “Na próxima semana chegam mil sementes dessa nova espécie”, adianta o secretário.

Últimas de Rio De Janeiro