Mais Lidas

Xadrez garante melhoria da aprendizagem

Varre-Sai passa a adotar o jogo de tabuleiro em quatro escolas da rede municipal de ensino

Por lucas.cardoso

Rio - Aprimorar o desenvolvimento cognitivo, a concentração, o raciocínio lógico e a disciplina dos alunos. São as diretrizes que norteiam o projeto Xadrez nas Escolas, programa adotado pela Secretaria de Educação e Cultura de Varre-Sai no ano letivo de 2017 e que atualmente ensina as técnicas do jogo de tabuleiro milenar em quatro colégios da rede municipal de ensino.

Recém-implantado%2C o projeto Xadrez nas Escolas está presenta na vida de cerca de 350 alunos e deverá chegar a outros colégios da cidade até o final de 2017Divulgação

Atualmente presente nos colégios Elídio Valentim de Moraes, Vargem Alegre, Cruz da Ana e Primo José Sobreira, o projeto Xadrez nas Escolas será ampliado gradativamente — hoje, a ferramenta educativa atende a cerca de 350 estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo da Secretaria de Educação e Cultura é levar o programa para as outras dez unidades da rede de ensino do município.

De acordo com o secretário de Educação e Cultura de Varre-Sai, Carlos Alberto da Silva, a ideia de introduzir o jogo nas escolas da cidade surgiu após serem observados casos de alunos com dificuldades de concentração. Não por acaso, segundo ele, os estudantes que passaram a jogar xadrez começaram a apresentar melhor desempenho em todas as outras disciplinas e têm demonstrado evolução geral nas demais áreas da vida.

“A importância do xadrez é que permite repensar o processo de ensino e aprendizagem, pois eleva o nível intelectual, social e de concentração dos alunos, propiciando uma melhora significativa. E os benefícios não param por aí, pois ainda permite o desenvolvimento das habilidades e hábitos necessários à tomada de decisões pelas crianças”, salienta o secretário.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia