Festival Vale do Café vai agitar as cidades do Sul Fluminense

Programação que se estende por duas semanas, do dia 21 até 30, inclui música, gastronomia e história

Por O Dia

Rio - E vento já tradicional no calendário do Estado do Rio, o Festival Vale do Café une, em um só ‘universo’, música, gastronomia, turismo e história. A 15ª edição, é claro, não será diferente. E terá uma programação bem diversificada, com várias atrações gratuitas e outras pagas, que vão se estender de amanhã, dia 21, até 30 de julho, nas cidades de Rio das Flores, Vassouras, Valença, Barra do Piraí, Paulo de Frontin e Paty do Alferes.

Além de show%2C a Fazenda Paraízo%2C em Rio das Flores%2C também vai estar aberta à visitação Divulgação

O pontapé inicial da programação paga do Festival Vale do Café vai ser nesta sexta, dia 21. A Fazenda União, em Rio das Flores, terá recital da cantora lírica Angelica de la Riva — às 11h. A programação também vai incluir inauguração de estátua, em tamanho real, do aviador Santos Dumont, que, por sinal, foi batizado na propriedade há redondos 140 anos. Haverá ainda um brunch especialmente preparado pela chef Ana Roldão. Também em Rio das Flores, a Fazenda do Paraízo contará com show do gaitista José Staneck e o pianista Itamar Assiere — às 16h —, além de degustação de cachaças artesanais da Cachaçaria Werneck.

Na Fazenda Vista Alegre%2C em Valença%2C exposição do artista Zirley ÁvilaDivulgação

No sábado, 22, a Fazenda Alliança, em Barra do Piraí, vai contar com apresentação do violonista Turíbio Santos — às 11h. Já a Fazenda Vista Alegre, em Valença, às 16h, receberá show da cantora Carol Mac Davit. A propriedade também terá exposição do artista plástico local Zirley Ávila, com quadros que retratam as paisagens da região do Vale do Café.

No Hotel Santa Amália%2C em Vassouras%2C a chef Louise Berthe%2C de Camarões Divulgação

Também no sábado, no Hotel Santa Amália, em Vassouras, a dica é um jantar comandado pela chef Louise Berthe, da República de Camarões, com um cardápio típico daquele país — sopa africana de entrada, com prato principal batizado de Corn Tchaff, que leva milho, feijão e frango. “Vamos poder experimentar os sabores da África, continente com laços estreitos com o Brasil”, valoriza a proprietária do hotel Ana Lúcia Furtado.

No domingo, a Fazenda das Palmas, em Paulo de Frontin vai ter show com o Duo Santoro — às 11h. Logo depois da apresentação, degustação de cachaça e de iguarias feitas na própria fazenda — pães, bolos e doces, entre outros quitutes. Já na Fazenda São Roque, em Vassouras, o violonista Hugo Pilger recebe o músico Turíbio Santos — às 16h.

Em Conservatória, o Hotel Fazenda Florença também terá programação especial. No dia 28, visita guiada ao casarão histórico — às 9h. Em seguida — às 11h —, o recital ‘Os Grandes Sucessos de Villa-Lobos a Gershwin’, com a presença de Laura Valladares (soprano), Kaique Stumpf (barítono) e Felipe Naim (pianista). A programação vai terminar às 12h30, com peça ‘Os Tropeiros no Vale do Paraíba’.

Vários shows estão programados para o Centro Histórico de VassourasDivulgação


Últimas de Rio De Janeiro