Festival da Cachaça agita Paraty

Tradição etílico-cultural chega à 35ª edição e vai agitar a cidade da Costa Verde com degustrações e shows

Por O Dia

Rio - Uma das mais charmosas cidades da Costa Verde, com Centro Histórico composto de casarões, pequenos prédios e igrejas seculares, Paraty vai realizar nova edição de seu principal evento etílico-cultural. De hoje até domingo acontecerá o 35º Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty.

Festival da Cachaça acontece neste fim de semana%2C em ParatyDivulgação

Realizado no bairro do Pontal, o festival contará com três espaços distintos para os admiradores da bebida tipicamente brasileira. Na tenda principal, os cinco alambiques participantes — Pedra Branca, Paratiana, Engenho d'Ouro, Coqueiro e Corisco. Haverá ainda palco para shows de grupos de ciranda, forró, sertanejo, samba e soul.

Outro espaço que promete ficar bem concorrido durante o festival deverá ser a praça de alimentação. Afinal, terá quiosques comandados pelos principais chefs da cidade. "O festival é um dos maiores eventos do calendário turístico e cultural de Paraty. Esperamos receber cerca de 20 mil turistas na cidade", adianta o secretário de Turismo, Gabriel Costa.

Cidade cheia de histórias e belas paisagens 

Localizada a cerca de 250 quilômetros da cidade do Rio, Paraty tem lugar cativo na História do Brasil. Afinal, o município foi importante rota do antigo Caminho do Ouro, utilizado para escoar toda a produção oriunda de Minas Gerais. Não por acaso, foi também um dos principais portos do país em sua época áurea.

Entre as principais atrações de Paraty, o Centro Histórico, que é repleto de construções seculares e com tráfego proibido para automóveis — destaque para as igrejas de Santa Rita, de 1722, e Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito. Perto dali, o Forte Defensor Perpétuo, de 1703.

O Centro Histórico de Paraty também abriga os principais hotéis e pousadas da cidade. É nele também que está uma gama para lá de variada de restaurantes e bares — as opções, aliás, são para todos os gostos e bolsos, com cardápio com comidas típicas da região e também o melhor da cozinha internacional.

No entorno da cidade de Paraty, trilhas e cachoeiras variadas, além de belas praias. Localizada a cerca de 30 quilômetros do Centro Histórico fica a estonteante vila de Trindade, que tem acesso pela Rio-Santos — altura do km 268 da rodovia — e abriga as paradisíacas praias Brava, do Cepilho, dos Ranchos e do Meio.

Últimas de Rio De Janeiro