Campos volta a ter jogos estudantis

Torneio vai ter trinta escolas das redes municipal, estadual, federal e privada, reunindo dois mil alunos

Por O Dia

Rio - A cidade de Campos dos Goytacazes se prepara para reativar os Jogos Estudantis de Campos (JECs). Fruto de uma iniciativa entre a Fundação Municipal de Esportes (FME) e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, o torneio volta a fazer parte do calendário de competições do município após dez anos.

Os jogos estudantis de Campos vão ter um total de nove modalidades esportivasDivulgação

O pontapé inicial será amanhã, dia 1º de setembro, na sede do Instituto Federal Fluminense, campus Centro. Vão participar trinta escolas das redes municipal, estadual e federal, além de colégios particulares, reunindo cerca de dois mil estudantes.

Ex-atleta de várias edições dos antigos JECs, o atual presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Raphael Thuin, destaca que o torneio serve para mostrar tanto o trabalho dos professores como para descobrir talentos locais nas mais variadas modalidades esportivas. “Trazer de volta os Jogos Estudantis de Campos é motivo de muita alegria para mim. Tenho certeza que estamos no caminho certo, resgatando o esporte na cidade”, avalia Thuin.

Os JECs vão reunir atletas masculinos e femininos de nove modalidades esportivas. Quatro delas são coletivas — futsal, basquete, handebol e vôlei. As individuais são cinco — badminton, natação, tênis de mesa, xadrez e atletismo. Os jogos vão ser realizados em cinco locais diferentes — na Casa do Vôlei, no Instituto Federal Fluminense (IFF), no Automóvel Clube Fluminense (ACF), no Colégio Salesiano e na 2ª Companhia de Infantaria. De acordo com a FME, no total serão 160 jogos coletivos, além das provas individuais.

CERIMÔNIADE ABERTURA

A cerimônia de abertura vai acontecer amanhã, às 17h, no Instituto Federal Fluminense (campus Centro). Entre os participantes, a atleta Vivian Vajda, campeã mundial de ‘jump rope’ (pula-corda). O evento ainda contará com a participação de grupos de ginástica olímpica, de dança contemporânea e da equipe de dança do Paraesporte. A Banda da Guarda Municipal abrirá o desfile das delegações das escolas.

Últimas de Rio De Janeiro