UniFOA abre inscrições para a Semana do Design Novos Ares

Oficinas voltadas para direitos humanos e design acessível

Por O Dia

Rio - O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) abriu inscrições, que seguem até o dia 1º, para a Semana do Design da instituição, marcado para acontecer entre os dias 2 e 7 de outubro. O evento, voltado para alunos matriculados no curso, com vagas limitadas, tem como objetivo buscar a integração acadêmica, além de explorar a criatividade e fornecer informações e estímulos para o enriquecimento visual, intelectual e experimental dos estudantes.

A coordenadora do curso%2C Patrícia Rocha%2C com os alunos que desenvolveram a identidade visual do evento%2C Vitor Ferreira (Esq)%2C Thiago Rezende e Vinicius TamyLucas Aragão

Ao todo serão oferecidas 24 oficinas gratuitas com designers e profissionais de destaques da região, Rio de Janeiro e São Paulo. As oficinas vão abordar os diversos seguimentos que o design pode alcançar, com temas voltados para os Direitos Humanos, importância do design para a acessibilidade, sustentabilidade, entre outros. Um dos destaques será a Oficina de Grafite, que vai confeccionar um Painel Itinerante sobre Direitos Humanos, que poderá percorrer todo o Campus da Universidade e ser levado para eventos externos. Já a Oficina de Talheres Acessíveis, vai desenvolver talheres para pessoas com dificuldade motora dos membros superiores. 

A coordenadora do curso, designer Patrícia Rocha, afirma ter sentido a necessidade de inserir uma nova visão dentro do curso, que agora é focado no empreendedorismo e na economia criativa. “Nossos alunos entrarão no mercado para serem gestores do seu próprio negócio. Identificamos que as empresas da região terceirizam o serviço do designer. Por isso a importância dessa nova visão”, ressalta.

A marca do evento, como acontece todos os anos é elaborada pelos alunos do curso. Esse ano, os responsáveis foram os alunos do 6º período de Design, Vitor Ferreira, Thiago Rezende e Vinicius Tamy, que criaram o conceito do evento e toda a identidade visual. O nome  Novos Ares, utilizado na marca, significa encontrar ou almejar novos lugares, coisas novas na vida, novas experiências e objetivos.

 Na abertura do evento, haverá um dueto com a cantora Valentina Rocha e a intérprete e cantora Sara Bentes. Na oportunidade, Sara lançará seu livro, cujo conteúdo é justamente voltado para Direitos Humanos, intitulado “E não se esqueçam de regar os girassóis”. A programação completa e outras informações podem ser conferidas nos links https://web.unifoa.edu.br /semanadesign/asemana.asp. e no facebook do curso https://www.facebook.com /DesignUnifoa/


Últimas de Rio De Janeiro