Produtores rurais de volta às salas de aula no Estado do Rio

Sindicato Rural de Barra Mansa promove cursos nos meses de outubro e novembro

Por O Dia

Rio - O Sindicato Rural de Barra Mansa está com diversos cursos gratuitos destinados aos produtores rurais da região. As aulas, fruto de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), vão ser realizadas ainda no mês de outubro e também em novembro. Serão ministrados cursos de Cerca Elétrica, Meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) e Aplicação de Defensivos Agrícolas e Pulverizador Costal, entre outros.

Entre os cursos%2C o de Casqueamento de Bovinocultura%2C que tem como objetivo prevenir ou reduzir as doenças nos cascos do rebanho bovinoDivulgação

As aulas de Cerca Elétrica vão ser realizadas entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro na Fazenda Boa Vista, em Quatis. Vão ser abordados temas como montagem de linha de transmissão e instalação de arames, além de também serem ensinadas maneiras de como testar o funcionamento dos sistemas. Ainda vão ser abordados assuntos referentes à saúde do trabalhador e à preservação do meio ambiente.

Também entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro vai ser realizado curso de Meliponicultura criação de abelhas sem ferrão. Nas aulas vão ser ensinadas técnicas de distribuição das colmeias e de transferências de ninhos. Vão ser apresentadas noções sobre abelhas sem ferrão e aproveitamento do mel ,além de ensinamentos sobre preservação do meio ambiente.

Conforme Adilson Rezende, presidente do Sindicato Rural de Barra Mansa, os cursos servem para manter os produtores atualizados com as mais recentes técnicas de criação. "Investir na capacitação é muito importante para o produtor rural, pois dá ferramentas para melhorar a produção, podendo oferecer produto com maior qualidade", comenta.

Novembro com cursos e palestra

Em novembro, o Sindicato Rural de Barra Mansa também vai ministrar diversos cursos e palestras. No dia 9, na própria sede da entidade, haverá a palestra 'Segurança e Saúde do Trabalhador Rural' será às 18h. Já nos dias 21 e 22 de novembro será ministrado curso de licenciamento ambiental de atividades rurais. Também vai ser realizado no sindicato, sempre de 8h às 17h.

O curso de Casqueamento de Bovinocultura vai ser realizado nos dias 27 e 28 de novembro, com local a definir. As aulas têm como objetivo prevenir ou reduzir as doenças nos cascos dos bovinos. , tanto de corte quanto leiteiros. De 22 a 24, curso de práticas agroecológicas. Para mais informações sobre os cursos, os interessados devem procurar o sindicato pelo telefone (24) 3323-1139. No ato de inscrição, é preciso levar carteira de identidade e CPF.

Últimas de Rio De Janeiro