Cabo Frio e Mangaratiba prometem aniversário reunindo atrações variadas

Programação tem diversos shows de música, apresentações de dança e festival gastronômicos, além de corrida e caminhada

Por O Dia

Rio - Cabo Frio e Mangaratiba prometem comemorar os respectivos aniversários em grande estilo a cidade da Região dos Lagos vai celebrar 402 anos, enquanto o município da Costa Verde completará 186 anos. Na programação, atrações das mais variadas, com diversos shows de música, apresentações de dança e festival gastronômicos, além de corrida e caminhada.

Em Cabo Frio está programada uma festa com toda pompa e circunstância, que vai acontecer na Praia do Forte e no Largo São Benedito, no bairro Passagem. E, apesar do aniversário ser no dia 13, as comemorações vão ter início na véspera, em 12 de novembro. É quando acontecerá a Corrida e Caminhada UFF, promovida pela Universidade Federal Fluminense, às 8h. No mesmo dia, uma mostra especial do Festival Internacional de Dança de Cabo Frio, reunindo dez academias de dança da cidade. A apresentação está marcada para começar às 20h, na Praia do Forte.

Alcione é uma das atrações do aniversário de Cabo FrioDivulgação

No dia 13, também no palco montado na Praia do Forte, a atração será a cantora Alcione, que vai se apresentar a partir das 21h. A Marrom promete repertório recheado com os principais sucessos da carreira, entre eles 'Meu Vício é Você', 'Gostoso Veneno', 'Estranha Loucura', 'Além da Cama', 'Sufoco' e 'Você Me Vira a Cabeça'. Já no dia seguinte, 14 de novembro, a partir das 19h, show gospel com a Banda Preto no Branco.

Para encerrar a programação em grande estilo, no feriado de 15 de novembro, no Largo São Benedito, haverá um encontro histórico entre Roberto Menescal e Abel Silva. A dupla vai mostrar repertório do álbum recém-lançado 'O Encontro Inédito', que reúne dez músicas compostas em diversas épocas da carreira dos dois. "Marquei um encontro, já com uma fita K-7 com a melodia e custei a achá-lo no Plataforma (antigo restaurante no Leblon, no Rio), porque não o conhecia pessoalmente. Quando vi aquele cara sozinho, falei: 'É o Abel'. De lá pra cá, fizemos mais de 20 músicas", relembra Menescal.

Gastronomia praiana e muita música

Cabo Frio também se prepara para receber a décima segunda edição do Festival do Camarão. O evento vai acontecer na Praia do Siqueira, entre os dias 15 e 20 de novembro. Serão 30 barracas de comida, que vão oferecer um cardápio bem variado, totalizando 70 receitas diferentes. Cada prato terá preço tabelado de R$ 20. Todas as noites haverá shows de música.

De acordo com Geise Marques, uma das responsáveis pelo Festival do Camarão, são esperadas seis mil pessoas. Ainda segundo ela, o evento é de fundamental importância para o município, já que valoriza a pesca artesanal e a culinária regional. "Como não tivemos a festa no ano passado, a edição de 2017 será especial, pois significará o resgate das festas tradicionais de bairro da nossa cidade", vibra.

O Gastronomia do Mar%2C em Mangaratiba%2C vai ter degustação de pratos%2C oficinas culinárias e diversos shows Divulgação

MANGARATIBA

O aniversário de 186 anos de Mangaratiba 11 de novembro também vai ser comemorado em grande estilo. Para celebrar a data, a cidade terá o Gastronomia do Mar, festival que vai reunir chefs dos principais restaurantes locais e que acontecerá entre os dias 10 e 12. O evento será realizado na Praça Robert Simões, no Centro, reunindo um total de 10 estabelecimentos. A entrada é franca.

Fruto de parceria entre a Fecomércio (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro), o Sesc Rio, Senac-RJ e o Sicomércio de Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty, o evento contará com oficinas variadas (de bobô frito, ceviche, coxinha de siri e petiscos alternativos), apresentação de receitas e degustação de pratos. Também estão programados diversos shows Grupo Aglomerou e a dupla Henry e Fabiano (dia 10, a partir das 21h); Banda Black Man e Daniel Soares (dia 11, a partir das 21h); e Zampaglione (dia 12, às 15h).



Últimas de Rio De Janeiro